HomePolíticaSão Caetano do Sul

Vereador Gilberto Costa Solicita Cinoterapia.

 

 

Vereador e líder de governo Gilberto Costa solicita junto à Prefeitura de São Caetano do Sul, a cinoterapia.

A Cinoterapia, também conhecida como terapia assistida por cães, é uma forma de intervenção terapêutica que promove melhorias físicas, emocionais, sociais e cognitivas.

Ela pode fornecer uma oportunidade para indivíduos socializarem, especialmente para aqueles que tem dificuldades devido a condições como autismo, transtornos de ansiedade social ou depressão, a prefeitura entende que é um momento oportuno e vem promovendo investimentos significativos tanto na saúde, como na subsecretaria de bem-estar animal, atendendo assim as necessidades dos moradores e animais. (ressalta o líder de governo).

Os cães servem como um facilitador para a interação entre as pessoas, a presença deles geralmente resulta em sentimentos de alegria, conforto e relaxamento, assim como empatia e compaixão, ao praticarem cuidar de outro ser vivo em ambientes terapêuticos, como hospitais ou abrigos vítimas de violência, fornecendo conforto e apoio emocional para aqueles que estão passando por momentos difíceis.

Para Gilberto Costa, a interação com os cães em um ambiente terapêutico ajuda a aumentar a autoestima, além de reduzir o estresse, a ansiedade, e a solidão, a mesma frequentemente envolve atividades físicas, como caminhar, brincar e acariciar. Isso pode ajudar a promover a mobilidade, a coordenação motora e a resistência física, além de incentivar um estilo de vida mais ativo.

As atividades envolvidas na cinoterapia, como seguir comandos para interagir ou participar de jogos e exercícios, também promovem o pensamento crítico, a resolução de problemas e outras habilidades cognitivas.  Para muitas pessoas, a perspectiva de interagir serve como um forte incentivo para participar de sessões terapêuticas e aderir ao tratamento.

A terapia dá oportunidade, especialmente para aqueles que podem ter dificuldades. Os cães servem como um facilitador para a interação entre as pessoas, em um ambiente terapêutico e pode ajudar a aumentar a autoestima e a confiança dos participantes, especialmente em crianças, adolescentes e idosos.

“A cinoterapia desempenha um papel importante na promoção da saúde física, emocional e social, proporcionando uma série de benefícios para indivíduos de todas as idades e com uma variedade de necessidades.‘’ conclui Gilberto Costa.

 

Mostrar Mais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo