CulturaGastronomiaHomePrefeitura Santo AndréSanto André

Paranapiacaba realiza o 19º Festival do Cambuci

Evento dedicado ao fruto nativo da Mata Atlântica acontece aos finais de semana de abril

CELSO M. RODRIGUES

Tradicional e que caiu no gosto, ou melhor, no paladar dos ávidos por um sabor brasileiro, assim podemos nos referir ao 19º Festival do Cambuci de Paranapiacaba, que acontece em todos os finais de semana de abril, sempre das 10h. às 18h., na Vila de Paranapiacaba.

ABRIL

Durante todo o mês de abril, assim sendo, haverá a Feira do Cambuci no antigo Mercado, a Feira de Artesanato que acontece no galpão do Senai, a praça alternativa ao redor do Mercado, e o palco com atrações musicais e itinerantes.

O fruto é nativo da Mata Atlântica e endêmica do Estado de São Paulo, portanto, só existe em São Paulo.

E, mais do que promover as delícias feitas com a fruta, entretanto, o projeto visa a ajudar as famílias que vivem do plantio e da elaboração dos pratos com esta iguaria.

REALIZAÇÃO

Com realização da Associação Caminhos do Cambuci, o 19º Festival do Cambuci conta com apoio da prefeitura de Santo André e dos convidados da Rota do Cambuci – grupo de produtores de 14 cidades do Estado de São Paulo.

ECONOMIA

Ivanio Carvalho, coordenador do 19º Festival do Cambuci de Paranapiacaba, lembrou que a fruta quase desapareceu e o evento, além de fazer girar a economia, mantém o cultivo e a longevidade do Cambuci.

“Além de gerar renda para as famílias de Paranapiacaba, também faz a promoção do fruto Cambuci.

Esse evento é importante, portanto, para promover o fruto que estava quase extinto, contudo, vale lembrar que ele é necessário na Mata Atlântica, porque o cambucizeiro é um dos responsáveis pela manutenção das nascentes de água”, explicou o coordenador, que concluiu:

“Tanto que o fruto Cambuci é tombado pelos três patrimônios: histórico, cultural e na parte de preservação, também”, finalizou Ivanio.

EXPECTATIVA

Segundo Ivanio, a expectativa é que o evento atraia entorno de 4 a 5 mil pessoas por final de semana, além de girar a economia local com valor que pode chegar a R$ 50 mil por final de semana, em média.

ATRAÇÕES

Assim, são 23 produtores da Associação Caminhos do Cambuci e mais 14 da Rota do Cambuci, que contribuem com suas iguarias para a realização do 19º Festival do Cambuci de Paranapiacaba, que, além das delícias, levará atrações musicais como Cover do Elvis Presley, cover do Creedence Clearwater Revival, banda Trem Magnética e Alex Ribeiro.

Para Ivanio, “na verdade, esse trabalho é um resgate da memória afetiva, porque quando as pessoas provam o Cambuci dizem que comiam a fruta no quintal da avó, que comiam a fruta com o tio”, recordou ele.

SERVIÇO

O 19º Festival do Cambuci de Paranapiacaba acontece todos os finais de semana de abril, das 10h. às 18h., na Vila de Paranapiacaba. Mais informações e programação completa acompanhe o Instagram: Caminhos do Cambuci.

Mostrar Mais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo