Banner 115 ônibus novos em São Bernardo do Campo
CursosFundação Santo AndréHome

Curso de Tecnologia da Informação da Fundação Santo André prioriza empregabilidade dos estudantes

Fundação Santo André

 

De acordo com dados setoriais, o Brasil deve gerar quase 420 mil vagas no setor de TI – a tecnologia da informação – até 2025. Segundo a associação das empresas deste setor, existe uma demanda média anual de 159 mil profissionais no país, mas o Brasil só forma 53 mil pessoas na área por ano, mesmo com os salários atraentes – cerca de 2,9 vezes maior que a média nacional.

Entre os cursos de bacharelado e tecnológicos de Tecnologia da Informação no ABC, o Centro Universitário Fundação Santo André se destaca pela empregabilidade dos alunos e facilidade que esses jovens encontram para entrarem no mercado de trabalho. Hoje o aluno pode se formar em 2 anos e a partir do 1º semestre fazer estágio prático numa empresa do setor para ganhar experiência e abrir seu horizonte.

Um dos exemplos é o jovem Felipe Radael, formado em Gestão de Tecnologia da Informação e Sistemas de Informação pela Fundação Santo André. Ele passou de estagiário a gerente de projetos da T-Systems do Brasil, uma das líderes globais de Tecnologia da Informação e Comunicação.

Radael nos relatou como foi a sua escolha pela carreira na área de tecnologia, a experiência na faculdade e o estágio para entrar no mercado de trabalho.

Como estudante da FSA, como você enxerga o papel da universidade na empregabilidade de seus alunos?

Felipe: Reconheço a relevância fundamental da universidade na preparação para o mercado de trabalho. Por meio dela, os alunos têm a oportunidade de adquirir conhecimentos essenciais que contribuem significativamente para a capacitação intelectual. Destaco a importância dos excelentes professores, que desempenharam papel fundamental no desenvolvimento das habilidades e competências.

O conhecimento obtido na instituição não se limitou a proporcionar apenas uma base teórica sólida; permitiu, igualmente, a aplicação prática desses conhecimentos. Essa integração entre teoria e prática revela-se essencial para preparar os alunos para os desafios do ambiente profissional.

Como você se interessou pela área de TI?

Felipe: Meu interesse pela área de TI surgiu durante a adolescência, no ensino médio, quando percebi minha paixão e curiosidade pela tecnologia. Motivado por esse interesse, busquei aprofundar meus conhecimentos no tema. À medida que estudava mais sobre o mundo de TI, ficou claro para mim que essa seria a área na qual gostaria de trabalhar. A oportunidade de explorar as nuances da tecnologia durante essa fase da minha vida despertou meu entusiasmo e determinação em seguir uma carreira na área de TI.

Qual área você gostaria de se especializar dentro deste universo?

Felipe: Atualmente estou focando minha especialização na área de Gerenciamento de Projetos de Tecnologia da Informação. Paralelamente estou dedicando meu tempo aos estudos no universo da computação em nuvem (Cloud) e dados.

Quais são os principais aprendizados adquiridos que você gostaria de destacar no estágio/trabalho prático?

Felipe: Durante meu estágio obtive aprendizados valiosos que enriqueceram minha formação profissional. A integração entre os conhecimentos adquiridos em cursos acadêmicos e a experiência prática proporcionada pelo estágio foi essencial para aprimorar minha compreensão na área. A convivência com excelentes profissionais e mentores contribuiu significativamente para uma curva de aprendizado acentuada.

O estágio não apenas reforçou meu conhecimento técnico, mas também proporcionou insights valiosos sobre as dinâmicas e desafios reais do ambiente de trabalho.

Há uma supervisão dos estágios por parte da faculdade? Se sim, como ela ocorre?

Felipe: Na faculdade há uma supervisão dos estágios por meio de uma coordenação específica para a área. A integração empresa/escola é fundamental para

o desenvolvimento completo do estudante.

 

 

 

Mostrar Mais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Ver também
Fechar
Botão Voltar ao topo