alunosFundação Santo AndréHome

Alunos de Arquitetura da Fundação Santo André fazem projeto de melhoria de área urbana  

Ampliação da faixa de pedestres e calçadas diminuirão riscos de acidentes e atropelamentos na Vila Linda

 

 

A Fundação Santo André assinou um termo de cooperação com a Prefeitura de Santo André para revitalizar alguns espaços públicos da cidade, tornando-os mais humanos e democráticos a todos os cidadãos do município andreense.

Como parte desta colaboração, o Escritório Modelo do curso de Arquitetura e Urbanismo da FSA, composto por alunos e supervisionado pelos professores, trabalha em diversas frentes com o objetivo de tirar o protagonismo dos automóveis nas ruas, tornando as vias igualitárias e democráticas para outros modais, pedestres, pessoas com mobilidade reduzida, deficientes visuais e auditivos, entre outros.

No mês passado, o projeto desenvolvido pelos estudantes da FSA para a reurbanização do perigoso cruzamento entre as Ruas Carijós e Hortênsias, na Vila Linda, foi aprovado pela Secretaria de Planejamento Urbano da Prefeitura de Santo André. O local presencia há bastante tempo diversos acidentes pela má sinalização e adequação aos usuários, pedestres, moradores e motoristas. No último dia 16 de novembro deste ano houve uma colisão grave entre uma motocicleta e uma caminhonete que deixou feridos.

Os estudantes de arquitetura propuseram a ampliação das faixas de pedestres, redução da largura do leito carroçável, inserção de pinturas lúdicas, diminuição das vagas no meio fio, mão única ao redor da praça, redução dos movimentos/conversões veiculares junto ao cruzamento, aproveitamento da praça e da ampliação das calçadas para uso público de lazer, ginástica e espaço pet. As transformações tornarão o espaço um facilitador da convivência igualitária dos diversos públicos. Participaram do projeto estudantes do 2º ao 10º semestre sob coordenação dos Professores Rosângela Varlesi e Enrique Staschower.

“O Nosso curso de arquitetura e urbanismo tem um foco na transformação da cidade. Buscamos ideias de como democratizar o espaço público tornando-os mais integrativos para a convivência coletiva. Neste projeto específico, trazemos cores ao ambiente urbano. Trabalhamos as cores do brasão e de obras do artista andreense Luiz Sacilotto”, explica Enrique Staschower, professor e pesquisador do Arquitetura e Urbanismo da FSA.

O Centro Universitário Fundação Santo André tem mais de 3 mil estudantes, nota máxima 5 institucional junto ao MEC, conta com mais de 100 laboratórios e cursos na área de Direito, Publicidade, Negócios, Engenharia, Arquitetura, TI, Psicologia e Biologia, Biomedicina dentre outros. Uma das novidades para 2024 é o inédito curso de Bacharelado em Design, com 6 semestres de duração e 70 vagas no período noturno. No curso os alunos contam com disciplinas, como, Design de Produtos, Design Gráfico, Design de Interiores, Paisagismo, Ilustração, Interface Digital, Ergonomia, Acessibilidade, LGPD e Propriedade Intelectual, entre outras.

Mais informações pelo site www.fsa.br/vestibular

Serviço:

A Fundação Santo André fica na Av. Príncipe de Gales 821, Santo André (SP).

Tels. (11) 4979-3300 e 4979-3333 (WhatsApp)

Mostrar Mais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo