SPDM vence licitação para gestão da saúde em Diadema, suscitando questionamentos sobre qualidade dos serviços
MARCOS FIDELIS
A SPDM – Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina, foi declarada vencedora de uma concorrência pública aberta pela Prefeitura de Diadema, chefiada pelo prefeito José de Filippi Jr – PT, para auxiliar na gestão da saúde municipal. O contrato, com duração de 48 meses, representa um investimento de R$ 238,1 milhões por parte da administração diademense.
Com a SPDM declarada vencedora da licitação para a gestão da saúde em Diadema, surgem questionamentos legítimos por parte da população sobre a qualidade dos serviços prestados.
Histórico
Essa parceria de longa data entre a SPDM e a prefeitura começou em 2002, mas foi objeto de questionamentos pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE) entre 2020 e 2021, levando à exigência de realização de uma licitação para regularizar o serviço.
Reclamações
O REPÓRTER têm levantado repetidamente preocupações a respeito da relação entre a Prefeitura de Diadema e a SPDM, enquanto vereadores também se mobilizaram, indo ao MP – Ministério Público, em busca de um melhor atendimento por parte da OSS – Organização Social de Saúde.
Denúncia
A qualidade do sistema de saúde de Diadema tem sido alvo de denúncias.. O vereador Eduardo Minas – PP, procurou informações sobre o contrato anterior (emergencial) entre a Prefeitura de Diadema e a SPDM. Além disso, protocolizou denúncia no Tribunal de Contas do Estado em relação à gestão da saúde. Minas afirmou: “A cidade investe R$ 1.800.000,00 por dia na Saúde, com serviço precário para a população que sofre com a espera nas unidades básicas, nos corredores do Pronto Socorro, além do péssimo serviço do Samu”.
Procurada, a Prefeitura de Diadema afirmou em nota “que não haverá mudança no sistema de acompanhamento e fiscalização de prestação de contas, somente alteração em membros da comissão. O certame foi satisfatório, com bastante transparência, sendo divulgadas todas as etapas em Diário Oficial e no site da PMD”, finaliza a gestão.