HomeSaúde

Novembro Azul: Diagnóstico e tratamento precoce salvam vidas

MARCOS FIDELIS

 

 

Teve início mais uma edição do “Novembro Azul”, uma campanha voltada para a conscientização sobre a saúde do homem. No Brasil, essa iniciativa é liderada pela Sociedade Brasileira de Urologia (SBU) e visa ressaltar a importância do diagnóstico e tratamento precoce do câncer de próstata.

Alerta

Dados divulgados pela SBU apontam que somente em 2023, mais de 71 mil novos casos de câncer de próstata devem ser diagnosticados no Brasil. Isso reforça a necessidade de se abordar o tema da saúde masculina, incentivando exames regulares e a adoção de um estilo de vida saudável.

O câncer de próstata é uma das principais preocupações de saúde para os homens, sendo o segundo tipo mais comum da doença no Brasil. Com base em informações da SBU, alguns fatores de risco que contribuem para o desenvolvimento da doença incluem: Idade –  Cerca de 62% dos casos de câncer de próstata são diagnosticados em homens a partir dos 65 anos; Histórico Familiar e Raça – A doença apresenta maior incidência entre homens negros; Alimentação inadequada – Uma dieta à base de gordura animal e deficiente em frutas, verduras, legumes e grãos pode aumentar o risco; Sedentarismo – A falta de atividade física regular também é um fator de risco e obesidade – Está associada a um maior risco de desenvolver câncer de próstata.

Novembro

A campanha “Novembro Azul” teve início em 2003, na Austrália, com o objetivo de conscientizar a população masculina sobre a importância dos exames preventivos e da manutenção de um estilo de vida saudável. No Brasil, a iniciativa ganhou força nos últimos anos, contando com o apoio de organizações públicas e privadas.

 

Mostrar Mais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo