Banner 115 ônibus novos em São Bernardo do Campo
ArtigoHome

“LINCOLN CONTINENTAL”

Atilio Santarelli

 

Hoje vamos falar um pouco sobre esse “palácio sobre rodas”
“LINCOLN CONTINENTAL”
Encomendado em 1938 por Edsel Ford para ser seu veículo pessoal, o primeiro Continental foi lançado em 1939. Com um capô longo e elegante cobrindo um poderoso, porém silencioso motor V12.
Quando a produção de automóveis dos Estados Unidos foi retomada após a II Guerra Mundial, o Continental ganhou uma nova grade e um capô majestoso que abrigava um V12. Quando a Indy 500 foi retomada também naquele ano, um Continental 1946 era o carro da vez.
Quando John F. Kennedy foi assassinado, ele estava em um Lincoln Continental 1961 (cujo codinome era “X-100”) com a grade tradicional e “portas suicidas”. Havia ainda um telefone e bancos traseiros que poderiam ser erguidos em 25 centímetros. No entanto, o veículo não era blindado.
O cantor James Brown, naturalmente, viajava com estilo – o que significa um Learjet 23 e um Lincoln Continental Mark III 1969. Quatro anos depois, outro Brown – o da música “Bad, Bad Leroy Brown”, de Jim Croce – escolheu rodas semelhantes: um “Continental customizado”.
A Lincoln lançou o Continental Mark V, um veículo de luxo maior com formas arredondadas. Jock Ewing dirigiu o carro na série de televisão “Dallas” e, apenas para tornar tudo ainda mais luxuoso, a Lincoln ofereceu edições de designer feitas por Bill Blass e Givenchy.
Na década de 1980 o Continental ficou menor e menos angular, e em 1992 (quando o Mark VIII foi lançado) seu design arredondado já não era um diferencial em relação a outros sedãs de luxo, incluindo o Lincoln Town Car. Em 2002, o Continental foi descontinuado.
Em abril, quando a Lincoln revelou o conceito do Continental em Nova York, seu design tinha o claro objetivo de restaurar o glamour da marca . “Eu o teria chamado de Flying Spur conceito”, disse o designer chefe da Bentley Loch Donckerwolke no Facebook, referindo-se ao icônico sedã da montadora.
O modelo abordado pela coluna pertence ao amigo e colecionador Sr. Jeferson. Trata-se de um raríssimo Lincoln Continental  Town Car ano 1975 (único no Brasil) equipado originalmente com um enorme motor V de  7.7 litros sendo mais que suficiente para empurrar seus quase 1.800 quilos de peso !
O luxo e acabamento impressionam principalmente por ser um veículo com mais de 40 anos…bancos, vidros e travas elétricos, direção hidráulica, piloto automático, acelerador no volante etc etc
O proprietário dessa “jóia” sempre que sobra um tempinho leva o Lincoln nos eventos de antigomobilismo para deleite dos colecionadores.
“LINCOLN CONTINENTAL”
“LINCOLN CONTINENTAL”
“LINCOLN CONTINENTAL”
“LINCOLN CONTINENTAL”
Anote na agenda;
divulgação
No próximo domingo dia 4 teremos mais um passeio realizado pelo Automóvel Clube de São Caetano e Automóvel Clube do Grande Abc até a Estância Turística de Ribeirão Pires. Para maiores informações 999771516.
Atilio Santarelli
Presidente do Automóvel Clube do Grande ABC
Mostrar Mais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Botão Voltar ao topo