ArtigoHome

“LINCOLN CONTINENTAL”

Atilio Santarelli

 

Hoje vamos falar um pouco sobre esse “palácio sobre rodas”
“LINCOLN CONTINENTAL”
Encomendado em 1938 por Edsel Ford para ser seu veículo pessoal, o primeiro Continental foi lançado em 1939. Com um capô longo e elegante cobrindo um poderoso, porém silencioso motor V12.
Quando a produção de automóveis dos Estados Unidos foi retomada após a II Guerra Mundial, o Continental ganhou uma nova grade e um capô majestoso que abrigava um V12. Quando a Indy 500 foi retomada também naquele ano, um Continental 1946 era o carro da vez.
Quando John F. Kennedy foi assassinado, ele estava em um Lincoln Continental 1961 (cujo codinome era “X-100”) com a grade tradicional e “portas suicidas”. Havia ainda um telefone e bancos traseiros que poderiam ser erguidos em 25 centímetros. No entanto, o veículo não era blindado.
O cantor James Brown, naturalmente, viajava com estilo – o que significa um Learjet 23 e um Lincoln Continental Mark III 1969. Quatro anos depois, outro Brown – o da música “Bad, Bad Leroy Brown”, de Jim Croce – escolheu rodas semelhantes: um “Continental customizado”.
A Lincoln lançou o Continental Mark V, um veículo de luxo maior com formas arredondadas. Jock Ewing dirigiu o carro na série de televisão “Dallas” e, apenas para tornar tudo ainda mais luxuoso, a Lincoln ofereceu edições de designer feitas por Bill Blass e Givenchy.
Na década de 1980 o Continental ficou menor e menos angular, e em 1992 (quando o Mark VIII foi lançado) seu design arredondado já não era um diferencial em relação a outros sedãs de luxo, incluindo o Lincoln Town Car. Em 2002, o Continental foi descontinuado.
Em abril, quando a Lincoln revelou o conceito do Continental em Nova York, seu design tinha o claro objetivo de restaurar o glamour da marca . “Eu o teria chamado de Flying Spur conceito”, disse o designer chefe da Bentley Loch Donckerwolke no Facebook, referindo-se ao icônico sedã da montadora.
O modelo abordado pela coluna pertence ao amigo e colecionador Sr. Jeferson. Trata-se de um raríssimo Lincoln Continental  Town Car ano 1975 (único no Brasil) equipado originalmente com um enorme motor V de  7.7 litros sendo mais que suficiente para empurrar seus quase 1.800 quilos de peso !
O luxo e acabamento impressionam principalmente por ser um veículo com mais de 40 anos…bancos, vidros e travas elétricos, direção hidráulica, piloto automático, acelerador no volante etc etc
O proprietário dessa “jóia” sempre que sobra um tempinho leva o Lincoln nos eventos de antigomobilismo para deleite dos colecionadores.
“LINCOLN CONTINENTAL”
“LINCOLN CONTINENTAL”
“LINCOLN CONTINENTAL”
“LINCOLN CONTINENTAL”
Anote na agenda;
divulgação
No próximo domingo dia 4 teremos mais um passeio realizado pelo Automóvel Clube de São Caetano e Automóvel Clube do Grande Abc até a Estância Turística de Ribeirão Pires. Para maiores informações 999771516.
Atilio Santarelli
Presidente do Automóvel Clube do Grande ABC
Mostrar Mais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo