AtualidadesHome

USCS participa de estudo sobre vacina tetravalente

A participação da USCS se dá com voluntários de entre 3 e 17 anos e acima de 60 anos. Interessados devem se cadastrar e aguardar convocação.



 
A, por meio do seu Centro de Pesquisa Clínica, iniciou, neste mês, a terceira fase do estudo clínico da vacina tetravalente contra a gripe, desenvolvida pelo Instituto Butantan. A instituição está entre os 11 centros de pesquisa do país que devem realizar o estudo. O Centro segue recebendo voluntários para participação. Os interessados devem se inscrever pelo site http://estudos.sejavoluntario.com.br/vacina-da-gripe.
O Centro de Pesquisa Clínica da USCS realizará a testagem com cerca de 350 voluntários nas faixas etárias de 3 a 17 anos e acima de 60 anos. O estudo deve ocorrer até julho deste ano. No estudo, parte dos voluntários recebem a vacina trivalente, a que já é aplicada nos postos de saúde; e outra parte recebe a tetravalente, que está sendo testada. Três semanas depois, amostras de sangue desses voluntários serão comparadas para medir a eficácia da nova vacina.
Podem participar homens e mulheres com 60 anos ou mais, e crianças e adolescentes de 03 a 17 anos. Os requisitos iniciais para participação são: estar saudável, não ter recebido qualquer vacina de gripe em 2023, não ter tomado qualquer vacina quatro semanas antes da pesquisa e não estar participando de nenhum outro ensaio clínico.
Para participação, o(a) interessado(a) deve se cadastrar no site http://estudos.sejavoluntario.com.br/vacina-da-gripe. Após isso, é contatado(a) pelo Centro de Pesquisa Clínica da USCS para uma visita presencial. Na visita, recebe o termo de consentimento, assina (caso aceite participar do estudo), passa por consulta médica e por coleta para exames de sangue (no caso de mulheres, faz também o teste Beta HCG). Sendo considerado elegível pelo médico para participar do estudo, o(a) participante recebe a vacina, aguarda 15 minutos e recebe as orientações para casa, além de um diário, um termômetro e um medidor de reação no local da vacina. Após 21 dias, o voluntário retorna ao Centro de Pesquisa presencialmente, tanto para ver se houve sintomas relacionados à vacina, quanto para nova coleta de sangue. Após isso, ele recebe ainda três contatos telefônicos para acompanhamento.
 
Sobre o estudo
A previsão do Instituto Butantan é ter os resultados até o fim do ano para submeter à Anvisa. O benefício da nova vacina é proteger para um subtipo a mais, enquanto a tetravalente é preparada com as quatro cepas da influenza – duas da linhagem A (H3N2 e H1N1) e duas da linhagem B (B Victoria e B Yamagata), a trivalente utiliza duas cepas da A e uma da B. Participam da 3ª fase de testes um grupo de 8 mil pessoas com mais de 3 anos de idade e outro grupo de 2 mil bebês de 6 meses a 3 anos.
 
Sobre o CPC USCS
O Centro de Pesquisa Clínica da USCS, atua na condução de ensaios clínicos em diversas áreas, sendo especializado em pesquisas complexas, desenvolvidas a partir de estratégias clínicas e regulatórias inovadoras, priorizando eficiência e qualidade em todos os processos. Dentre os estudos realizados pelo CPC USCS, estão o das vacinas Coronavac (Instituto Butantan/Sinovac) e Janssen (empresa farmacêutica da Johnson & Johnson), contra o covid-19. Em julho de 2023, o centro completa 3 anos de atuação.
Mostrar Mais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo