Hometurismo

Cáceres, a princesinha do Paraguai

Cáceres apresenta muitos aspectos positivos para o turismo.

 

Conhecida Como a Princesinha do Paraguai, Cáceres apresenta muitos aspectos positivos para o turismo. A cidade no interior do Mato Grosso foi escolhida como um dos municípios brasileiros Indutores do Turismo. Juntamente aos atrativos naturais, como o Pantanal com o Rio Paraguai, a Dolina Água Milagrosa e as várias cachoeiras do município, o turismo de pesca esportiva tem atraído muitos visitantes para Cáceres, principalmente em sua festa maior, o Festival Internacional de Pesca Esportiva de Cáceres, que atrai um público circulante de 250 mil pessoas.

Mas, Cáceres não é só pescaria e atrativos naturais, a cidade tem um turismo histórico bastante interessante. Um dos pontos fortes desse turismo é o casario secular do centro histórico, as fazendas centenárias e os sítios arqueológicos da região. E para completar, a cidade está cada vez mais consolidada como centro para a realização de eventos, onde tem se destacado de forma surpreendente. É o chamado Turismo de Negócios. A cidade, que tem localização privilegiada e conta com boa infraestrutura para eventos, tem sido local escolhido por grandes empresas para esse tipo de atividade turística.

A cidade é recheada de monumentos históricos. Um deles é o Marco do Jaurú “Tratado de Madri”, divisor de terras entre Portugal e Espanha, que foi assentado na foz do Rio Jaurú, à margem direita em 18 de janeiro de 1754 e transladado para Cáceres em 2 de Fevereiro de 1883, assentado na frente da Igreja Matriz São Luiz (de estilo Neogótico), Pça Barrão do Rio Branco, tombado pelo Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN).

Cáceres É composta por um conjunto de bens e imóveis de Arquitetura majestosa do século XVIII, destacando entre os estilos Colonial e Neoclássico na maioria dos Casarões (antigos), onde ainda existem resquícios do Neogótico, ArtDecô e Eclético representado em suas fachadas, frontões e beirais. O Centro histórico é composto por algumas poucas ruas e suas quadras históricas, com a Cel. José Dulce, a Cel. Faria, Quintino Bocaiúva (antiga rua da Manga), a General Osório, a 13 de junho seguindo por esta até a Padre Cassimiro fechando com a Cel. José Dulce.

É onde está situado o Museu Histórico de Cáceres, com suas salas representativas que retrata a Cultura e a História do povo Pantaneiro, e a Sala de Arqueologia. Onde também estão a Biblioteca Pública Municipal, Arquivo Público Municipal e o centro Municipal de Cultura.

Mas na área rural também tem história. Como na Fazenda Jacobina, no passado foi a Célula-Mater de Cáceres (Vila Maria), pois era a mais rica fazenda da Província, dos Coronéis, dos Escravos e de Sabino Vieira, da Guerra das Sabinadas que ali ficou exilado. Da Fazenda Facão, onde estão sítios arqueológicos, grutas, cavernas, trilhas e Cachoeira com água de bica.

 

NA ARÁBIA
NA ARÁBIA

Four Seasons Hotels and Resorts e Red Sea Global (RSG), empresa do Fundo de Investimento Público (PIF) da Arábia Saudita, anunciam planos para introduzir um Four Seasons no complexo Destino Mar Vermelho, o mais recente projeto de desenvolvimento turístico do país. Criado para se tornar um dos principais destinos de luxo da região, o complexo será composto por idílicas ilhas naturais e lagoas ao longo de 200 quilômetros da costa oeste do Reino da Arábia Saudita, entre as cidades de Umluj e Al Wajh. O novo Four Seasons ficará na Ilha Shura, localizada no centro do empreendimento.

 

CRUZEIROS
CRUZEIROS

Dando continuidade ao calendário da temporada de Cruzeiros 2022/2023 para o mês de março, a expectativa é que oito navios atraquem na capital amazonense ao longo dos 30 dias. O Navio ‘Viking Sea’ chegou a Manaus nesta quinta-feira, 2/3, com 480 tripulantes e 930 turistas oriundos dos Estados Unidos, Inglaterra, França e Caribe. O desembarque ocorreu no cais das Torres do porto de Manaus e a embarcação ficará fundeada até as 14h, deste sábado. O receptivo amazonense contou com rituais indígenas, apresentação de boi-bumbá, entrega de mapas da cidade e pesquisa de satisfação.

 

LITORAL NORTE
LITORAL NORTE

O Circuito Litoral Norte de São Paulo, integrado pelas cidades de Bertioga, Caraguatatuba, Ilhabela, São Sebastião e Ubatuba, coordenou uma reunião com o Governo de SP. Realizado em Caraguatatuba, o encontro contou com a presença do secretário de Turismo do Estado, Roberto de Lucena, além de representantes dos municípios da Região Turística do Litoral Norte, banco público de desenvolvimento, associações comerciais, entidades de defesa do consumidor e de apoio às micro e pequenas empresas para apresentar ações para a retomada do turismo nos municípios afetados pelas chuvas.

 

PB NO LACTE

 

A Paraíba participou pela primeira vez do LACTE (Latin American Community for Travel & Events Experience), organizado pela Associação Latino Americana de Gestão de Eventos e Viagens Corporativas (ALAGEV). O evento é reconhecido como o mais importante do segmento corporativo e aconteceu no Golden Hall do WTTC, em São Paulo. O presidente da PBTUR, Ferdinando Lucena, afirmou que a presença da Paraíba no evento foi de suma importância, tendo em vista a visibilidade que o destino ganhou tanto em divulgação, como em conteúdo adquirido em inovação, insights de mercado, tecnologia e ESG.

 

POSSE NO SEBRAE

 

A nova diretoria do Sebrae Minas, empossada nessa segunda-feira, é composta pelo presidente do Conselho Deliberativo, Marcelo de Souza e Silva, que também preside a Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte (CDL/BH); pelo vice-presidente, Valmir Rodrigues da Silva, atual presidente da Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Estado de Minas Gerais (Federaminas); além do superintendente, Afonso Maria Rocha; do diretor Técnico, Douglas Augusto Oliveira Cabido e do diretor de Operações, Marden Magalhães.

 

BTM EM LISBOA

 

Seguindo o cronograma de participação em feiras internacionais, após a FIT – Feira Internacional de Turismo, em Madri (Espanha), o BTM – Brazil Travel Market está presente na Bolsa de Turismo de Lisboa – BTL, que começou  nesta terça-feira e que se estende até domingo, no Parque das Nações de Lisboa. Durante esses cincos dias, a estimativa dos organizadores é de que passem pelos corredores do evento cerca de mais de 45,5 mil visitantes. Pesquisa feita durante o evento do ano passado apontou que 96,6% recomendam a participação no evento. E 92,6% pretendem repetir a visita.

 

EXECUTIVA

 

Tendo chegado ao Brasil há pouco tempo, o grupo Westin já ganha destaque na região de Porto de Galinhas, local que foi escolhido como base para a instalação do primeiro e único empreendimento da marca no país. À frente da iniciativa está Ana Helena Lacerda Malheiros, empresária e diretora geral, que teve a coragem de levar a rede de hotéis para a região e ser decisiva na mudança do conceito. Ana nasceu em Pernambuco e se formou em psicologia, com pós-graduação na área da educação. Iniciou sua carreira profissional nesse ramo em uma renomada escola particular da cidade do Recife.

 

Mostrar Mais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo