ArtigoHome

A perfeição é uma Utopia.

Erika Martinez

 

Uma linha tênue separa a sanidade da insanidade, a melancolia que leva a neurose. O mal-estar da civilização existe desde que o homem vive neste planeta. O id, o ego e o superego caminham em conflito no “viver de acordo”, “nas etiquetas”. Nos apegamos em crenças e religiões como muletas de dias melhores enquanto a doença neurótica, social e econômica da sociedade se prolifera como pulgas. O que é o mundo ideal para você? Você não precisa e nem deve ser perfeito. Quem criou as regras foram homens e humanos são falhos. Utopia. O mundo é utópico. Em momentos de sentimentos de não adaptação, pertencimento, recorde-se que você faz o possível.

 

Somos seres únicos e individuais, uns sobem facilmente em árvores, outros precisam da água, Rio para viver. Um peixe não sobe no coqueiro com bom desempenho e um macaco não, não tem nadadeira ou respiração para viver dentro da água com alto desempenho. Se a cada um fosse dado as mesmas habilidades seriamos robôs.

 

As suas cobranças vem da infância e de um modelo da sociedade capitalista extrema. Se tem nadadeira nade, se não ande. Se tem asas, voe, se não viva conforme a sua natureza. A perfeição é admirável, mas ela nem sempre nos coloca na realidade. Pertença a ti. Suas cobranças te mutilam.

 

Faça o que pode. Entregue um pouco ao universo. A perfeição é uma utopia.

 

Erika Martinez – Instagram @erikahmartinez (Comunicologa/ Psicanalista)

Mostrar Mais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo