HomeSanto André

Moeda Verde estreia no Condomínio Novo Pinheirinho, no Jardim do Estádio

Habitação de interesse social é a primeira do tipo a ser beneficiada pelo programa, que chega à sua 24ª localidade

A Prefeitura de Santo André, por meio do Fundo Social de Solidariedade, e o Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) realizaram nesta sexta-feira (24) mais uma expansão do programa Moeda Verde. De forma inédita, a iniciativa que troca resíduos recicláveis por alimentos hortifrúti chegou aos moradores do Condomínio Novo Pinheirinho, no Jardim do Estádio. O local é uma habitação de interesse social e, agora, passa a ser o 24º ponto de troca do Moeda Verde.

O lançamento contou com a presença do vice-prefeito Luiz Zacarias e do superintendente do Semasa, Ajan Marques de Oliveira. No condomínio, residem mais de três mil pessoas, em um total de 410 apartamentos.

Moeda Verde no Condomínio Novo Pinheirinho – Foto – Angelo Baima_PSA (7)

“A expansão do Moeda Verde integra o Plano Metas municipal e, ao implementar a iniciativa em um condomínio como este, o Semasa tem a possibilidade de investir em outras iniciativas de sustentabilidade no local, engajando mais os moradores para a correta separação de resíduos”, explica o superintendente do Semasa, Ajan Marques de Oliveira.

Paralelamente ao Moeda Verde, a autarquia também implementou o Meu Condomínio Recicla e, de acordo com a adesão dos condôminos, pretende também oferecer oficinas de compostagem e horta comunitária. O conjunto de ações integra o projeto GIRS (Gestão Integrada de Resíduos Sólidos) Condominial, voltado especialmente para habitações de interesse social e que ocorre em parceria com a Gerência de Educação e Mobilização Ambiental do Semasa.

A moradora Iracema Moraes dos Santos, que reside há quatro anos no local, aprovou a iniciativa e faz votos de que os vizinhos participem cada vez mais da iniciativa. “Acho uma ótima ideia, ainda mais pra quem tem criança, porque ajuda na alimentação”, comenta.

Nesta primeira troca, os participantes puderam levar para casa maçã, laranja, cebola ou chuchu, além de alface e outras hortaliças. Desde o começo da implantação do Moeda Verde, em 2017, mais de 938 toneladas de resíduos recicláveis já foram entregues pela população, sendo que, em troca, foram distribuídas mais de 187 toneladas de legumes, frutas e verduras.

“Até então, eu não sabia da importância da reciclagem. Agora, vendo aqui esses produtos bonitos e verdinhos, é um incentivo. Tem dias que a gente nem pode ir ao sacolão. Então, é muito importante de verdade”, diz a moradora Edineusa Maria da Silva, que também participou da primeira troca desta sexta-feira.

Em 2023, o Semasa pretende expandir o Moeda Verde para mais três locais, terminando o ano estando presente em 27 pontos.

Mostrar Mais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo