AtualidadesHomeMauáSaúde

Mauá tem o melhor desempenho do Grande ABC em programa federal de saúde

Município é destaque entre as cidades da região no Previne Brasil

 

Mauá foi a cidade do Grande ABC que obteve o melhor desempenho na avaliação do último quadrimestre de 2022 do Previne Brasil, programa federal de financiamento que mede a qualidade da Atenção Primária em Saúde, a porta de entrada para o SUS (Sistema Único de Saúde).

O município alcançou o Índice Sintético Final (ISF) de 6,59, à frente das outras seis cidades da região. A média atingida é importante, pois o programa tem como foco a organização de um modelo de financiamento para aumentar o acesso da população aos serviços da Atenção Primária. Quanto melhor for a colocação no ranking, maior será o repasse de recursos do Governo Federal para investimento na área.

“O fato de Mauá atingir as metas do Previne Brasil reflete o compromisso da Prefeitura por uma saúde melhor, com maior acesso da população aos serviços da rede pública, e sempre em busca de bons indicadores que possam qualificar mais a vida dos munícipes”, comentou a secretária de Saúde, Celia Bortoletto.

São avaliados sete indicadores, compreendendo ações de saúde da mulher, saúde bucal, pré-natal, saúde da criança e doenças crônicas (hipertensão arterial e diabetes). Mauá obteve nota máxima em três deles: proporção de gestantes com pelo menos 6 (seis) consultas pré-natal feitas, parcela de grávidas com exames para sífilis e HIV realizados, além de gestantes que receberam atendimento odontológico.

As transferências são distribuídas com base em três critérios: captação ponderada (modelo de remuneração calculado com base no número de pessoas cadastradas), pagamento por desempenho e incentivo para ações estratégicas.

O reflexo do bom desempenho no Previne Brasil é um maior investimento na saúde no município. Desde o início da gestão, a administração municipal tem investido esforços e desenvolvido estratégias para melhorar o desempenho na Atenção Primária.

Mostrar Mais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo