ArtigoHome

Setembro Amarelo III

Paulo Moriassu Hijo

 

 

Segundo Organização Mundial da Saúde (OMS), anualmente, suicídio causa mais morte do que HIV, malária, câncer de mama, guerras e homicídios. No mundo todo, em torno de um milhão de pessoas tiram a própria vida todos os anos.

Muitos países vêm fazendo ação de prevenção e têm registrado queda no número de suicídios. No entanto, em dois países tem aumentado: México e Brasil. E entre jovens de 15 a 29 anos, no Brasil, o número de suicídios tem crescido muito. Por isso, devemos também fazer a prevenção do suicidio.

O Ministério da Saúde (MS) registra 14 mil suicídios por ano no Brasil, portanto a cada 45 minutos, um brasileiro se mata.  Muitos duvidam desse número, por acharem que há subnotificação, já que esse tema ainda é um tabu por aqui. Assim, é possível que sejam bem mais do que 14 mil brasileiros tirando a própria vida por ano.

Para cada suicidio consumado (quando o ato é letal), outras 25 pessoas  tentam acabar com a própria vida pelo menos uma vez, e outras tantas, têm pensamento suicida.

O suicidio já não é preocupação só da psiquiatria e da psicologia, mas também da sociedade e é considerado um problema de  todos nós. Sendo assim, passou a ser visto como problema social. Dessa forma, todos devemos estar preparados para ajudar alguém pensa em deixar esta vida.

 

(Telefone 188 do Centro de Valorização da Vida. Caso saiba de alguém com pensamento suicida, peça para ligar para CVV. A ligação é grátis tanto do fixo quanto do celular)

 

(Paulo Moriassu Hijo)

[email protected]

Mostrar Mais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo