“Um vinho e um carinho são tudo que preciso para me aquecer numa noite gelada”
Marianna Moreno
O que as lágrimas do vinho podem nos indicar?
Lágrimas do vinho são itens descritos na análise visual. Elas indicam características como: corpo, teor alcoólico e também a qualidade. Quando giramos a taça é possível ver as lágrimas do vinho, também conhecidas como pernas. Elas nada mais são do que líquido que escorre pela parede da taça que precisa ter o bojo redondo, sem texturas e que seja incolor.
A intensidade e espessura indicam o grau de açúcar, do álcool e do corpo do vinho. Quanto mais álcool, maior o número de lágrimas, mais juntas e mais lentas elas descerão. Quanto menor a fração de álcool, menor a quantidade de lágrimas, que ficarão mais afastadas e mais rapidamente vão cair pela taça.
Ou seja, caem mais rápidas quando o vinho tem menos álcool, menos corpo e pouca estrutura. E quando elas descem lentamente, significa que o vinho possui um teor de álcool maior, tem mais corpo e mais estrutura.
Nossa Sugestão
O chileno Carta Vieja Cabernet Salvignon é um tinto seco que acompanha bem carnes vermelhas, massas e queijos semiduros. Na boca é equilibrado e tem textura aveludada. Apresenta sabor de amoras e cassis apoiados em taninos suaves e elegante, que deixam uma sensação agradável e um final prolongado. Graduação Alcoólica: 12,6% vol. Temperatura de Serviço: 18ºC a 20ºC. Na Bodega Pastore (11) 9.9604-7743 seu valor é R$ 43,00.