ArtigoGeralHomeVinhos

Tintos e Tantos Outros

o sabor e o saber do vinho

Humberto Domingos Pastore

O vinho dá força ao coração. Dá calor ao rosto. Tira a melancolia. Alivia o caminho. Dá coragem ao mais covarde. Faz esquecer todos os pesares
Espiñel

Tem vinho que estraga e tem vinho que morre

 

Infelizmente o vinho tanto pode estragar como até morrer. Um vinho morto é aquele que não tem mais “expressão”, sem notas aromáticas de fruta e com cor mais próxima do marrom. Já o vinho estragado é aquele que virou vinagre, muitas vezes por que foi mal armazenado.

 

Está estragado quando o aroma que chega ao nariz for de papelão molhado, rolha, mofo, vinagre e acetona. Em todo o caso não se desespere. Não é comum uma garrafa estar estragada. Menos de 1% delas costumam apresentar algum tipo de defeito, mas, sim, pode acontecer de você estar sem sorte e calhar de abrir um vinho bouchonée ou oxidado – dois dos defeitos mais comuns nas garrafas.Bouchonée é um termo francês que significa “arrolhado” – é quando o vinho apresenta um cheiro característico de papelão molhado.

 

Um evidente cheiro de mofo deve-se à atuação de um fungo, chamado TCA, que infecta a rolha de cortiça ou, às vezes, as barricas de carvalho e acaba com as propriedades aromáticas e deixa o triste papelão molhado além de sabores insípidos. Não é possível ver se um vinho está com esse tipo de defeito antes de abrir a garrafa e sentir o aroma. Aliás, quando o ataque do TCA não está tão nítido, até mesmo alguns degustadores experientes n&at ilde;o são capazes de dizer se o vinho está ou não bouchonée.

Nossa Sugestão

bodega-privada-malbec

O vinho Bodega Privada Malbec (Mendoza – Argentina) é um Tinto. 100% uva Malbec. Tem cor vermelha escura, com matizes violáceas. De aroma varietal generoso, lembrando a frutas vermelhas como ginja, flor violeta e ameixa. Corpo concentrado, redondo e longo. Na Bodega Pastore (11) 9.9604-7743 seu valor é R$ 43,00.

Mostrar Mais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo