ArtigoGeralHomeVinhos

Tintos e Tantos Outros

o sabor e o saber do vinho

Humberto Domingos Pastore

O vinho não viola a razão, mas nos convida gentilmente para uma agradável alegria”
Autor Desconhecido

Vamos aprender mais sobre o Vinho de Guarda?

 

Muitos se perguntam como conservar um vinho de guarda? E o principal é saber que as condições de conservação são essenciais para que um vinho atinja seu máximo potencial de guarda. As g arrafas devem ser acondicionadas na vertical, para que a rolha esteja em contato constante com o líquido. A temperatura ideal é entre 17 e 18°C. A adega deve ser escura e protegida dos raios UV, com umidade do ar entre UV 60 e 70%.

Quanto aos aromas eles são alterados durante a guarda, com a eflorescência dos aromas terciários e a formação do bouquet, emergindo aromas de castanhas, como nozes, amêndoas e avelãs, couro, caramelo, mel, terra úmida, folhas secas e frutas secas, como ameixa, damasco e figo.

 

Durante o período de guarda o vinho passa por um processo de micro oxigenação que ocasiona alterações na cor. Vinhos tintos adquirem uma coloração mais alaranjada, próxima do tijolo. Vinhos rosés também ganham nuances alaranjadas mais intensas. Vinhos brancos e espumantes adquirem uma coloração dourada com nuances de âmbar. Já os vinhos fortificados apresentam coloração castanha ou âmbar.

Nossa Sugestão

Niagara

O Campino Mesa Branco Seco Niágara Tradicional é um vinho elaborado com uvas da variedade Niágara Branca, de características leve e aromática. Possui coloração amarelo palha, límpido e cristalino. Na Bodega Pastore (11) 9.9604-7743 o valor é R$ 23,00.

Mostrar Mais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo