Uncategorized

Tintos e Tantos Outros

o sabor e o saber do vinho

Humberto Domingos Pastore

“Vinho faz toda refeição, uma ocasião. Toda mesa, mais elegante. Todos os dias mais relaxantes”

Autor Desconhecido

Você prefere um vinho blend ou um vinho assemblage?

 

 

               A princípio pode parecer uma pegadinha, e se for ver, até é! Afinal os termos blend e assemblage são idênticos, querem dizer a mesma coisa. No mundo dos vinhos, blend é uma palavra inglesa, enquanto assemblage é uma palavra francesa e ambas querem indicar que determinado vinho foi produzido a partir da união de duas ou mais variedades de uvas.

               Claro que você pode ficar no termo utilizado na língua portuguesa e ai a citação que vale é “vinho de corte”. Outro fato curioso é que a união de diferentes tipos de uvas pode variar desde duas até quatorze. Isso mesmo 14, como ocorre no distinto francês Châteauneuf-du-Pape. O que é preciso ter em mente é que essa mistura de uvas tem como objetivo melhorar o vinho, tornando-o mais rico em aromas e sabores, além de mais complexo e mais equilibrado.

               Para finalizar, uma informação extra sobre o que vem ser o termo mosto. Essa palavra vem do latim, e significa “novo” ou “jovem”, mas na produção de vinhos se refere ao sumo de uvas frescas resultante da prensagem da fruta. Consta que 100 quilos de uvas espremidas obtém-se entre 65 e 75 litros de líquido.

Campino branco suave
Nossa Sugestão

 

Vinho Campino Mesa Branco Suave Tradicional da Vinícola Casa Geraldo, no Sul de Minas. – Elaborado com uvas da variedade Niágara e Moscato Lorena. De coloração amarelo palha esverdeada. Apresenta aroma característico das variedades. Seu paladar suave ressalta seu perfil aromático. Na Bodega Pastore (11) 9.9604-7743 o valor é R$ 23,00.

Mostrar Mais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo