ArtigoGeralHomeVinhos

Tintos e Tantos Outros

o sabor e o saber do vinho

 

Humberto Domingos Pastore

 

“Os que bebem vinho vivem mais que os médicos que o proíbem

Sabedoria Portuguesa

 

Dupla poda tem permitido vinhos finos no Brasil

 

Vem ganhando destaque no meio da vinicultura brasileira o termo dupla poda. Hoje vamos falar dela! Também chamada poda invertida, é na verdade a inversão do ciclo produtivo da videira, alterando para o inverno o período de colheita das uvas destinadas à produção de vinhos finos.

Segundo a Epamig, Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais, o método consiste na realização de duas podas, uma de formação dos ramos produtivos no mês de agosto e outra de produção (poda efetiva de frutificação), em janeiro.

Com isso, a videira começa a brotar em fevereiro, floresce em março e tem seus cachos começando a se formar em abril. No Brasil, a dupla poda ocorre na região da Mantiqueira (Sul de Minas, Goiás, Rio de Janeiro e São Paulo). Vale dizer que historicamente isso já acontecia na produção de café.

Os produtores que trabalham em cooperação com a Epamig afirmam que somente com a colheita no inverno é possível produzir vinhos finos em um país tropical como o Brasil, e numa região de elevada altitude como a Mantiqueira.

O vinho fino surge com uma combinação de fatores climáticos como: tempo seco, dias ensolarados e noites frias. De acordo com pesquisadores da Epamig, fatores que resultam na colheita de uma uva sã, de maturação plena e que apresenta mais aroma e maior concentração de cor.

 

Campino Vinho

 

A Vinícola Casa Geraldo, de Andradas, Sul de Minas produz os vinhos Campino como o Mesa Rosado Suave Tradicional, um assemblage de variedade Niágara, Moscato e Bordô. Apresenta coloração rosa salmão. Possui aroma leve, frutado e elegante com sabor adocicado. Na Bodega Pastore (11) 9.9604-7743 o valor é R$ 23,00.

Mostrar Mais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo