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 Criatividade: Desbloqueie os Resultados de seu Negócio

Paulo José Destro

 

Empresas que se recusam a inovar tendem a desaparecer, mesmo que, hoje, tenham muitos clientes e as suas finanças estejam bem. Num mundo de hiper-competição e de aceleração nas mudanças sociais e econômicas, movidas pela digitalização e pela tecnologia, as organizações precisam se tornar usinas de ideias e soluções de problemas. Um dos pressupostos da inovação é a criatividade, que se tornou ainda mais importante em uma época de crises constantes.

As ideias originais sempre foram valiosas, não só quando desafiam os pressupostos tradicionais das empresas, mas também quando constroem novas soluções para os problemas, grandes ou pequenos. Por isso, as empresas precisam incorporar a criatividade, investir em sua gestão, incentivar o aprendizado e a experimentação, criar uma estrutura ágil e flexível, incorporar talentos diversificados e construir uma cultura em que o diálogo prevaleça.

Curiosamente, o mundo dos negócios muitas vezes não se coloca com um lugar próprio para criatividade… Ser criativo é visto apenas como algo relacionado ao universo artístico ou, por vezes, da ciência (principalmente com a ideia caricata do “cientista maluco”). Associa-se frequentemente a pessoa criativa com a de um sonhador, com alguém que não tem os pés no chão. O criativo, nessa visão limitada e superficial, não teria compromisso com resultados ou com trabalho organizado e produtivo.

O preço de ignorar a necessidade de sermos mais criativos nunca foi tão alto, pois ela está intimamente ligada ao processo de criação de valor. Deixamos, então, algumas reflexões sobre aspectos que podem estar bloqueando o fluxo da criatividade na sua organização:

– Há falta de tempo e oportunidade para as pessoas se dedicarem a atividades criativas?

– As críticas são comuns e praticadas de forma muito intensa?

– A supervisão é estrita, severa ou rígida por parte da empresa, muitas vezes associada a punições?

– Há situação de cansaço e falta de sono regular nos colaboradores?

– Identifica-se uma atitude pessimista e o cultivo de pensamento negativo?

– Falta apoio (inclusive financeiro) para novas ideias e abordagens por parte das chefias?

Caso identifique algum desses fatores, comece a trabalhar o quanto antes para ampliar o potencial criativo de seu negócio.

 

Paulo José Destro

Consultor

E-mail : keystone@keyconsult.com.br

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