ArtigoHome

“OURO DA VEZ”

TURÍBIO LIBERATTO

 

Lembram da célere frase “o petróleo é nosso” ? Pois é, com a abertura do primeiro poço de petróleo no estado da Bahia, Getúlio Vargas a antológica frase, que indicava que o Brasil poderia tornar-se autossuficiente em combustível fósseis. Os estudos sobre o petróleo em território nacional eram franqueados por grupos nacionalistas que entendiam á época, que era possível com o processo nacional de extração, refino e distribuição de seus derivados.

 

A historia fez se movimento e a empresa petrolífera brasileira saiu da pequenez, diante das fortes companhias internacionais, para tornar-se um dos maiores “players” do planeta. Cresceu em tecnologia e faturamento, com lucros bilionários e alta satisfação de seus acionistas. Sofreu várias interferências do governo federal, criando trilhos, as vezes não muito favoráveis. Em 2015, com forte interferência estatal nos preços, fez com que seus lucros desabassem, fora a aquisição de ativos não muito saudáveis. Em 2018 uma grande alteração estatutária mudou seu rumo, com a alavancagem na conformidade do mercado internacional, o que resultou em melhora significativa do seu desemprenho.

 

O governo federal pode intervir diretamente nos preços dos combustíveis, desde que subsidie a companhia, mas como o caixa do Planalto está baixo, principalmente para algo essencial à população, não será fácil.

 

Os preços do petróleo tem subido no além-mar, de elevador com preços dolarizados e aqui a população sente no bolso o real desvalorizado na hora de abastecer seus veículos e na aquisição de bens de consumo, especialmente os de alimentação, higiene, limpeza, luz, quando na realidade 98% recebe em real com aumento uma vez por ano já inflacionado e valendo 50% do início.

 

Erramos em fixar no modal de transporte de “quatro rodas”, agora pagamos o preço em tudo que consumimos. O petróleo é nosso, mas a Petrobrás não, mesmo a União sendo do grupo de controle com cerca de mais de 50,5% ds ações. O fato é que estamos todos na boca do furacão inflacionário !!!

 

TURÍBIO LIBERATTO

E-mail: [email protected]

Facebook: [email protected]

Mostrar Mais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo