AtualidadesGeralHome

Apple lança Iphone 13 no Brasil, modelo mais caro custa cerca de R$ 16.000

Quando pensamos em um  indiscutivelmente uma das marcar mundiais que vem em primeiro lugar a mente é a Apple e o Iphone, produto consolidado mundialmente.

 

A empresa foi fundada pelo falecido Steve Jobs em 1976, na cidade de Los Altos, no estado da Califórnia, Estados Unidos. Com o objetivo de inovar e surpreender o segmento, Jobs projetou e comercializou produtos eletroeletrônicos de consumo público, com alto desempenho e itens de serie exclusivos, dentre eles: softwares de computadores e aparelhos de celular.

Jobs é considerado até hoje uma das mentes mais brilhantes do mundo e consequentemente a Apple tornou-se uma das marcas globais mais valiosas no segmento. Visionário e inquieto, além do Iphone ele desenvolveu uma gama de produtos exclusivos como: MacBook; Apple TV; Ipad; Apple Watch; Ipod, entre outros. Muitos com atualizações e modelos lançados constantemente, que se destacaram como uma das linhas mais caras e tecnológicas do ramo, com a variante custo e benéfico.

A primeira geração do Iphone chegou ao Brasil em meados de 2007, pouco depois de ser lançado nos EUA. O design exclusivo, os recursos inovadores, a plataforma intuitiva sem iguais, se tornaram rapidamente destaque no mercado mundial. Em menos de 24 horas, o Iphone vendeu mais de 1 milhão de unidades, somente em seu país de origem. No Brasil existiu fila de espera para a aquisição do primeiro modelo.

Agora em 2021, ao longo destes 14 anos de existência, as atualizações de ponta criam a mais recente versão do modelo, o Iphone 13 (há 13ª edição do aparelho em 14 anos). Com redes de distribuição e logísticas enxutas e eficientes espalhadas por todo o globo, além da comercialização dinâmica desta gama de produtos o sucesso de vendas dessas versões é garantido. Os valores corrigidos e convertidos do dólar para o real possuem inicialmente preços sugeridos a partir de: R$ 6.600 reais para o modelo mais simples (Iphone 13 mini de 128 GB), já o top de linha (Iphone 13 Pro Max de 1TB), tem o preço sugerido em torno de R$ 16.000.

Ao todo são quatro modelos: Iphone 13 mini; Iphone 13; Iphone 13 PRO e Iphone 13 Pro Max. Variando os valores de acordo com cada modelo, cor e a memoria do aparelho. O Iphone acompanha somente como o cabo USB. O carregador que é acoplado entre o cabo e o aparelho, custa cerca de R$ 199 nas lojas oficiais e o fone de ouvido por volta de R$ 219.

Entre as novidades a Apple destaca-se o novo processador, o potente A15 Bionic, que segundo a fabricante é 50% mais rápido que os similares da concorrência. Também é motivo de destaques a melhoria com relação às câmeras e ampliação do tempo de duração de bateria.

Segundo especialistas o design está muito parecido com o modelo anterior (Iphone 12); com uma leve mudança no conjunto das câmeras, que se encontram na posição diagonal. O entalhe esta menor (distância da câmera frontal). O sensor da câmera capita 47% mais luz, o que propicia a criação de fotos noturnas com maior qualidade e inibi a produção de imagens tremidas. Entre as funcionalidades foi desenvolvido também o modo cinemático, uma opção diferenciada, para gravar vídeos com transição de foco automático em objetos presentes no cenário a ser filmado.

Toda linha é compatível com a tecnologia 5G, ainda em processo de implementação no Brasil. A tecnologia e o processador presente no aparelho irão permitir conexões de vídeos chamadas, assistir vídeos, jogar games virtuais, entre outros, praticamente em tempo real, de acordo com a velocidade de conexão da operadora contratada.

Para Greg Joswiak, senior vice-presidente of Worldwide Marketing da Apple, o sucesso do novo modelo é fato garantido: “Nossos clientes contam com o iPhone todos os dias, e é por isso que fizemos o iPhone 13 e o iPhone 13 mini mais potentes, melhores e mais divertidos de usar”, “Os dois telefones têm um design lindo, o melhor desempenho do setor e sistemas de câmera avançados com recursos de fotografia computacional impressionantes, tudo com durabilidade inacreditável, resistência à água e uma revolução na duração da bateria para que os clientes possam contar com o iPhone quando precisarem. Com tudo isso, totalmente integrado ao iOS 15 e com privacidade que vem de fábrica, o iPhone 13 e o iPhone 13 mini são a melhor escolha.”, avalia o executivo da Apple.

O Brasil é reconhecido na América Latina, como um dos grandes consumidores e com potencial de expansão, e encontra-se entre os 20 países mais ricos do mundo. Trata-se de um povo que gosta de consumir produtos e serviços em lançamento, mesmo tendo uma das maiores tarifas em impostos no mundo para estes itens dos eletroeletrônicos.

Mas devido à crise econômica generalizada, alta da inflação, carestia de produtos e serviços essenciais, causados em parte pela pandemia da Covid-19, o poder de compra da acachapante maioria dos brasileiros despencou consideravelmente e o nível de desemprego aumentou. Dados recentes de institutos de pesquisas apontam que a nação possui mais 18 milhões de trabalhadores fora do mercado de trabalho, além dos alentados. Cerca de 45% da população obtém sua renda per capta através de trabalhos informais, sem amparo da CLT (Consolidação das Leis do Trabalho).

Vale ressaltar que o Brasil ocupa o ranking do Iphone mais caro do mundo, em comparação a outros países. Por exemplo, o mesmo aparelho da linha, tem uma diferenciação de preço de R$ 3.267 reais (cerca de 40%), adquirido nos Estados Unidos, se comparado ao Brasil. Para comprar um Iphone 13 – 128 GB, o consumidor brasileiro tem que desembolsar cerca de US$ 1.446,57 (algo em torno de R$ 7.652, considerando o câmbio atual). Nos Estados Unidos, o mesmo modelo pode ser comprado por US$ 829 (ou R$ 4.385). Já o iPhone 13 Pro Max com 1 TB de armazenamento é vendido por até US$ 2.950,45 no Brasil, já nos Estados Unidos o valor gira em torno de US$ 1.599, praticamente metade do preço.

Mesmo sabendo que este produto se destina a um nicho especifico de uma determinada classe social de alto poder aquisitivo, sabemos que muitos brasileiros de classe média e baixa, vislumbram a aquisição desse lançamento e estão dispostos a se endividarem. Muitos financiam o Iphone, ou abrem crediário nos grandes lojistas e varejistas do país, que possuem estratégias especificas para atenderem esse perfil de consumidor.

Mostrar Mais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo