Banner 115 ônibus novos em São Bernardo do Campo
GeralHomeVariedades

Via mobiliza executivos para atuarem como mentores voluntários de jovens

Projetos apoiados pela Fundação Casas Bahia possibilitaram aconselhamento profissional de mais de 200 jovens e contratação de aprendizes pela empresa neste ano. CEO da Via está entre os mentores

No primeiro semestre deste ano, Itana dos Santos Oliveira, 22 anos, cursou o programa de Jovem Aprendiz e curso de capacitação profissional do Instituto PROA, organização apoiada pela Fundação Casas Bahia, expressão social da Via. Ao final, a jovem recebeu duas propostas de trabalho na empresa, uma das maiores varejistas do país e dona de marcas como Casas Bahia, Ponto e Extra.com. Para decidir com qual vaga ficaria, ela recorreu a seu conselheiro profissional: o próprio CEO da Via, Roberto Fulcherberguer.

Itana, que hoje faz graduação em Gestão Comercial, tinha duas opções de vagas na Via: uma para a área de vendas e outra na área de marketing. Com o conselho de Fulcherberguer, acabou optando pela vaga de assistente de marketing. “O Roberto foi muito gentil comigo, fez perceber qualidades que eu não notava e disse que o marketing tinha mais a ver comigo. Ele me disse que tenho uma característica que o varejo procura: sou persistente”, relata.

A interação entre a estudante e o CEO da Via foi possível graças ao Programa de Voluntariado gerido pela Fundação Casas Bahia, o Agente+, que conecta jovens beneficiados, por organizações parceiras a executivos e colaboradores da empresa. Além dela, outros nove jovens, totalizando dez, foram contratados pela Via. Essa troca de experiências já resultou em 262 mentorias para jovens neste ano.

Para o CEO da Via, projetos como esse demostram o compromisso da empresa com práticas de ESG, bem como seus esforços em iniciativas, que transformem positivamente a vida das pessoas, nas comunidades onde a companhia opera, com geração de educação, emprego e renda. “O propósito da Via, por meio da Fundação Casas Bahia, é contribuir cada vez mais com a construção de uma sociedade próspera e inclusiva, que ofereça oportunidades iguais para todos. É muito satisfatório colaborar para o desenvolvimento de alguém como a Itana e todos os jovens deveriam ter essa oportunidade”, destaca Roberto Fulcherberguer.

No caso da jovem, o ingresso no programa de mentoria e a oportunidade de ser aconselhada por Fulcherberguer acabou sendo uma grande surpresa. Ela estava desempregada quando, no ano passado, chegou a uma loja da Casas Bahia, no bairro do Butantã, em São Paulo, no dia em que ocorria uma seleção para o Jovem Aprendiz.

Já como aprendiz, Itana acabou descobrindo os cursos profissionalizantes oferecidos por projetos parceiros da Fundação e ingressou em um deles. ”Durante uma palestra, questionei como deveria me preparar para seguir carreira na empresa. Minha pergunta não foi respondida na interação, mas depois recebi a notícia de que havia sido selecionada para receber uma mentoria e mais tarde que o Roberto seria o meu mentor. Pensei comigo, quanta honra” relata a estudante.

Entenda o projeto

As mentorias em parceria com o Instituto PROA integram as ações relacionadas ao pilar “Protagonismo Jovem”, da Fundação Casas Bahia, que apoia iniciativas que se dedicam a promover o desenvolvimento pessoal e profissional de jovens.

Os jovens participantes da Plataforma PROA frequentam, por três meses, cursos profissionalizantes em diversas áreas como tecnologia da informação, comercial, vendas, marketing, entre outros, e os alunos destaques passam pela mentoria. “O nosso objetivo é que o jovem tenha nessa experiência não apenas um espelho de profissional para se inspirar, mas se sinta motivado a sonhar e conquistar seus objetivos”, destaca Natália Menezes, Gerente da Fundação Casas Bahia.

Essa é apenas uma das muitas ações da Fundação, que completou 60 anos, para a formação profissionalizante e de estímulo à geração de trabalho e renda para jovens e microempreendedores. No ano passado, os investimentos da instituição cresceram 74% em relação a 2019 em iniciativas sociais e apoiou mais de 4 mil jovens formados em cursos de capacitação. Além de oportunidades na empresa, uma boa parte desses jovens conseguiu se inserir com maior facilidade no mercado de trabalho.

Sobre a Fundação Casas Bahia

 

Comemorando 60 anos de atuação, a Fundação Casas Bahia tem o propósito de fortalecer comunidades, apoiando o que elas têm de melhor e estando junto de iniciativas de formação profissionalizante e de estímulo à geração de trabalho e renda para jovens e microempreendedores. A expressão social do ecossistema da Via – que administra Casas Bahia, Ponto e Extra.com.br nasceu com o objetivo de cuidar das pessoas e comunidades, e agora, inicia uma expansão gradual de atuação por todo o Brasil.

 

Sobre a Via

 

A Via é líder no varejo de eletrodomésticos e eletroeletrônicos no Brasil e há décadas está presente na mente, no coração e na casa dos brasileiros com o e-commerce e as lojas das marcas Casas Bahia e Ponto, além das vendas online do Extra.com.br, o banQi, a fábrica de móveis Bartira, a Asap Log, a I9XP e a Celer, bem como a associação com a Distrito. Com mais de 40 mil colaboradores, a companhia possui capital aberto na B3 desde 2013 e está presente em mais de 450 municípios brasileiros, em 20 estados e no Distrito Federal, com a maior e mais digital rede logística do Brasil, conectando cerca de mil lojas físicas, 28 centros de distribuição e hubs de entregas e aproximadamente 97 milhões de clientes, oferecendo produtos, crédito, serviços e soluções desenvolvidas com a mais alta tecnologia.

Mostrar Mais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Botão Voltar ao topo