GeralHomeVariedades

Via mobiliza executivos para atuarem como mentores voluntários de jovens

Projetos apoiados pela Fundação Casas Bahia possibilitaram aconselhamento profissional de mais de 200 jovens e contratação de aprendizes pela empresa neste ano. CEO da Via está entre os mentores

No primeiro semestre deste ano, Itana dos Santos Oliveira, 22 anos, cursou o programa de Jovem Aprendiz e curso de capacitação profissional do Instituto PROA, organização apoiada pela Fundação Casas Bahia, expressão social da Via. Ao final, a jovem recebeu duas propostas de trabalho na empresa, uma das maiores varejistas do país e dona de marcas como Casas Bahia, Ponto e Extra.com. Para decidir com qual vaga ficaria, ela recorreu a seu conselheiro profissional: o próprio CEO da Via, Roberto Fulcherberguer.

Itana, que hoje faz graduação em Gestão Comercial, tinha duas opções de vagas na Via: uma para a área de vendas e outra na área de marketing. Com o conselho de Fulcherberguer, acabou optando pela vaga de assistente de marketing. “O Roberto foi muito gentil comigo, fez perceber qualidades que eu não notava e disse que o marketing tinha mais a ver comigo. Ele me disse que tenho uma característica que o varejo procura: sou persistente”, relata.

A interação entre a estudante e o CEO da Via foi possível graças ao Programa de Voluntariado gerido pela Fundação Casas Bahia, o Agente+, que conecta jovens beneficiados, por organizações parceiras a executivos e colaboradores da empresa. Além dela, outros nove jovens, totalizando dez, foram contratados pela Via. Essa troca de experiências já resultou em 262 mentorias para jovens neste ano.

Para o CEO da Via, projetos como esse demostram o compromisso da empresa com práticas de ESG, bem como seus esforços em iniciativas, que transformem positivamente a vida das pessoas, nas comunidades onde a companhia opera, com geração de educação, emprego e renda. “O propósito da Via, por meio da Fundação Casas Bahia, é contribuir cada vez mais com a construção de uma sociedade próspera e inclusiva, que ofereça oportunidades iguais para todos. É muito satisfatório colaborar para o desenvolvimento de alguém como a Itana e todos os jovens deveriam ter essa oportunidade”, destaca Roberto Fulcherberguer.

No caso da jovem, o ingresso no programa de mentoria e a oportunidade de ser aconselhada por Fulcherberguer acabou sendo uma grande surpresa. Ela estava desempregada quando, no ano passado, chegou a uma loja da Casas Bahia, no bairro do Butantã, em São Paulo, no dia em que ocorria uma seleção para o Jovem Aprendiz.

Já como aprendiz, Itana acabou descobrindo os cursos profissionalizantes oferecidos por projetos parceiros da Fundação e ingressou em um deles. ”Durante uma palestra, questionei como deveria me preparar para seguir carreira na empresa. Minha pergunta não foi respondida na interação, mas depois recebi a notícia de que havia sido selecionada para receber uma mentoria e mais tarde que o Roberto seria o meu mentor. Pensei comigo, quanta honra” relata a estudante.

Entenda o projeto

As mentorias em parceria com o Instituto PROA integram as ações relacionadas ao pilar “Protagonismo Jovem”, da Fundação Casas Bahia, que apoia iniciativas que se dedicam a promover o desenvolvimento pessoal e profissional de jovens.

Os jovens participantes da Plataforma PROA frequentam, por três meses, cursos profissionalizantes em diversas áreas como tecnologia da informação, comercial, vendas, marketing, entre outros, e os alunos destaques passam pela mentoria. “O nosso objetivo é que o jovem tenha nessa experiência não apenas um espelho de profissional para se inspirar, mas se sinta motivado a sonhar e conquistar seus objetivos”, destaca Natália Menezes, Gerente da Fundação Casas Bahia.

Essa é apenas uma das muitas ações da Fundação, que completou 60 anos, para a formação profissionalizante e de estímulo à geração de trabalho e renda para jovens e microempreendedores. No ano passado, os investimentos da instituição cresceram 74% em relação a 2019 em iniciativas sociais e apoiou mais de 4 mil jovens formados em cursos de capacitação. Além de oportunidades na empresa, uma boa parte desses jovens conseguiu se inserir com maior facilidade no mercado de trabalho.

Sobre a Fundação Casas Bahia

 

Comemorando 60 anos de atuação, a Fundação Casas Bahia tem o propósito de fortalecer comunidades, apoiando o que elas têm de melhor e estando junto de iniciativas de formação profissionalizante e de estímulo à geração de trabalho e renda para jovens e microempreendedores. A expressão social do ecossistema da Via – que administra Casas Bahia, Ponto e Extra.com.br nasceu com o objetivo de cuidar das pessoas e comunidades, e agora, inicia uma expansão gradual de atuação por todo o Brasil.

 

Sobre a Via

 

A Via é líder no varejo de eletrodomésticos e eletroeletrônicos no Brasil e há décadas está presente na mente, no coração e na casa dos brasileiros com o e-commerce e as lojas das marcas Casas Bahia e Ponto, além das vendas online do Extra.com.br, o banQi, a fábrica de móveis Bartira, a Asap Log, a I9XP e a Celer, bem como a associação com a Distrito. Com mais de 40 mil colaboradores, a companhia possui capital aberto na B3 desde 2013 e está presente em mais de 450 municípios brasileiros, em 20 estados e no Distrito Federal, com a maior e mais digital rede logística do Brasil, conectando cerca de mil lojas físicas, 28 centros de distribuição e hubs de entregas e aproximadamente 97 milhões de clientes, oferecendo produtos, crédito, serviços e soluções desenvolvidas com a mais alta tecnologia.

Mostrar Mais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo