ArtigoHome

CONSCIÊNCIA FINANCEIRA

Vitor Capelozza

 

Um dos primeiros passos para melhorar a vida financeira é analisar o que está nos impedindo de evoluir, colocar os problemas à mesa e refletir como está a situação e como deveria estar. O autoconhecimento nos faz sair da zona de conforto e evoluir a cada dia na direção de nossos sonhos. Criar essa consciência gera desconforto, que gera ação!

No dia a dia, costumamos não dar atenção aos nossos gastos, como o café na padaria, uma compra parcelada no cartão de crédito, ou mesmo não dar atenção aos contratos de assinaturas. O descontrole de alguns itens pode consumir boa parte de nosso orçamento e trazer grandes problemas futuros. Outro ponto é não dimensionarmos corretamente os custos no futuro, como padrão de vida desejado, complexidade de gastos com saúde e os efeitos inflacionários em nosso consumo. É preciso construir um plano adequado a realidade, pois, contar apenas com a aposentadoria pública é um grave erro que não devemos cometer.

Devido a um problema estrutural de nosso país, não tivemos uma educação financeira adequada no passado, o que fez com que muitas pessoas negligenciassem seu planejamento financeiro e seus projetos de vida, fazendo com que tivessem problemas durante sua trajetória, e que a transmissão desse legado para os filhos, mesmo que indiretamente, fosse insatisfatória.

O importante é ter a consciência da atual situação e criar um plano consistente e adequado para corrigir os problemas e começar um novo ciclo, agora de prosperidade.

Mostrar Mais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo