ArtigoHomeSão Caetano do Sul

CITAÇÃO POR E-MAIL EXIGIRÁ ADEQUAÇÃO DO EMPRESÁRIO

Agilização dos processos judiciais

Lei sancionada em agosto de 2021 trouxe a previsão de que a citação (ato que comunica o réu acerca do processo movido em face dele) deverá ser feita preferencialmente por e-mail.

Trata-se de importante novidade, pois a citação era feita normalmente por carta ou por oficial de justiça. A citação por e-mail ainda depende de regulamento do Conselho Nacional de Justiça – CNJ. Haverá um banco de dados para cadastro dos e-mails das empresas públicas e privadas.

Ao receber uma citação do Poder Judiciário por e-mail, a empresa terá 3 dias para respondê-la confirmando o recebimento. O prazo processual terá início no 5º dia útil subsequente à resposta do e-mail. Não havendo resposta ao e-mail, o juiz mandará que a citação seja feita por carta ou oficial de justiça, sujeitando a empresa a multa de 5% do valor da causa, exceto se houver justo motivo a ser apresentado na primeira oportunidade em que a empresa se manifestar no processo.

É importante, conforme se vê, a boa gestão do e-mail cadastrado no banco de dados do Poder Judiciário, de modo a evitar prejuízo. Procedimentos e protocolos precisarão ser estabelecidos para lidar com a nova realidade, a qual visa dar celeridade e eficácia ao processo civil.

Realmente, no mundo atual, com o processo eletrônico em franca utilização, a rápida conversão de audiências presenciais em virtuais, decorrente da pandemia, totalmente sem sentido manter-se o “tradicionalismo” da citação por oficial de justiça, pessoalmente, com entrega em papel, quando bem se sabe que o sistema sempre foi falho de modo a permitir que o réu se ocultasse para impedir a progressão do processo. Todas as pessoas têm e-mail ou mídias sociais, não se justificando mais este gargalo que é um dos maiores entraves à razoável duração do processo.

Fique atento às novidades!

 

Dr. Paulo Hoffman

https://linktr.ee/paulohoffmanadv

Mostrar Mais

Walter Estevam

Casado, Publisher do Jornal ABC Repórter e da TV Grande ABC, Presidente da ACISCS, Ex-Presidente da ADJORI, Ex-Presidente da ABRARJ, Ex-Professor Faculdade de Belas Artes de São Paulo, Jornalista, Publicitário, Apresentador dos programas 30 Minutos e Viaje Mais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo