Home

Vinho Madeira! Prazer em conhecer!

Humberto Domingos Pastore escreve sobre Tintos e Tantos Outros

Tintos e Tantos Outros

o sabor e o saber do vinho

Humberto Domingos Pastore

[email protected]

“O vinho alegra o coração do homem, e a alegria é a mãe todas as virtudes”

Goethe

Vinho Madeira! Prazer em conhecer!

Os vinhos Madeira possuem diferentes graus de doçura. Parte do seco, indo ao meio seco até doce e meio doce, cada sabor é mediante a uma espécie de uva. Os vinhos doces são produzidos com a casta Malvasia, os do tipo meio doces são da casta Bual, meio secos com a casta Verdelho e os secos com a casta Sercial. Já a casta Tinta Negra é base da maior parte da produção, dada a sua versatilidade para produzir os quatro graus de doçura.

Tendo um sabor mais doce, maior será o seu teor alcoólico. O vinho Madeira pode ultrapassar os 19%. Isso porque é fortificado, ou seja, recebe álcool vínico para barrar a fermentação. Sendo assim, funciona perfeitamente como aperitivo ou digestivo. Perfeito para o começo ou final da refeição.

O nome do vinho está ligado ao local onde é produzido, a Ilha da Madeira, um território português localizado no meio do Oceano Atlântico. Produção que acontece desde o século 15 com o objetivo de fornecer a bebida aos navios que seguiam para o chamado Novo Mundo e para as Índias, já que a Ilha da Madeira era um ponto de parada dessas embarcações. A produção acabou se tornando uma das principais fontes da economia madeirense.

Hoje mais de 500 hectares de vinhas se misturam aos belos cenários da ilha. Algumas vinhas são cultivadas a mais de 600 metros de altitude, mas a riqueza do solo e a diversidade do clima tem se mostrado favorável para a criação de uma bebida que, com seus processos de produção de alta qualidade, se tornou única e uma das favoritas dos apreciadores de vinho.

Mostrar Mais

Walter Estevam

Casado, Publisher do Jornal ABC Repórter e da TV Grande ABC, Presidente da ACISCS, Ex-Presidente da ADJORI, Ex-Presidente da ABRARJ, Ex-Professor Faculdade de Belas Artes de São Paulo, Jornalista, Publicitário, Apresentador dos programas 30 Minutos e Viaje Mais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo