Conquistar e manter clientes:
o desafio de alimentar sua espiral de crescimento
Os clientes de hoje estão mais sofisticados e mais sensíveis a diversos fatores que lhes deem segurança para seguirem comprando de fornecedores capazes de entregarem produtos e serviços que, minimamente, atendam suas expectativas.
Assim, os fabricantes percebem que manter os clientes como compradores ativos e lucrativos por período satisfatório requer que a empresa passe a dominar alguns fatores de retenção de clientes, tais como: preço competitivo, assistência técnica, sistema de garantia da qualidade, qualidade dos produtos, garantia contra defeitos de fabricação, informação ao cliente sobre a posição do seu pedido, velocidade de entrega, confiabilidade da entrega, flexibilidade, ou seja, capacidade para adaptar-se às flutuações do processo produtivo do cliente, rastreabilidade dos produtos fornecidos e assim ter condições para melhorias contínuas.
Nesse cenário, o marketing digital ajuda a empresa mostrar ao cliente as suas possibilidades, o cliente aceita o cadastro da empresa, após atendimento de todos os requisitos técnicos, qualifica a empresa a fornecer o lote piloto e a partir daí ampliar os seus fornecimentos.
Ou seja, a empresa fornecedora implanta o Gerenciamento da sua Cadeia de Suprimentos, insere controles baseados em tecnologias e sobretudo a cultura da melhoria contínua para se manter competitiva e entrar na espiral do crescimento.
Manuel Fernandes Silva Souza
Sócio-Diretor Keystone Consultoria e Treinamento
E-mail : [email protected]
Site: www.keyconsult.com.br