AtualidadesHome

Erros que costumam acontecer com o vinho

O sabor e o saber do vinho

Tintos e Tantos Outros

Humberto Domingos Pastore

“O melhor vinho não é necessariamente o mais caro, mas aquele que nós compartilhamos”

George Bassen

 

– Parece incrível, mas muitos compram vinho pela beleza do rótulo, pelo formato da garrafa, e acreditem até pelo tamanho da concavidade no fundo dela. Tudo isso pode impressionar, só que ficar bonito na prateleira nem sempre significa que não fará feio na taça.

– Abrir a garrafa para deixar o vinho respirar nem sempre conseguirá o melhor resultado, já que o contato com o ar pode acelerar o processo de oxidação dos vinhos. Claro que para alguns vinhos a exposição ao oxigênio durante um determinado período de tempo pode ser benéfica, porém, se quer oxigenar o vinho, abrir a garrafa e deixá-la aberta não é a melhor maneira.

– Para uma aeração eficiente o melhor é um decanter, e se não tivermos um decanter, basta servir o vinho e deixá-lo ‘respirar’ na taça pelo tempo que for adequado.

– Todos já fizemos isso em algum momento da vida, mas saiba que não se deve sacudir o espumante para remover a rolha. Pode ser divertido ouvir o estouro e arremessar a rolha longe, mas esta não é uma forma adequada de abrir a garrafa de espumante.

– Ao sacudir o espumante, parte da bebida será perdida, já que transborda ao balançar a garrafa; O gás das borbulhas que são tão apreciadas vão se perder; E nunca será legal atingir e machucar alguém com a rolha, além do que alguém poderá se molhar.

Nossa Sugestão

Este argentino do Valle do Uco – Maipú, Bodega Privada Blanco da casta Torrontés na boca é delicado e fácil de beber. Tem nuances suaves de frutas frescas. Acompanha Peixe, Carnes brancas, Empanadas e Queijos Moles. Temperatura ideal entre 6°C e 9°C. Teor alcoólico: 12,8% Vol. Na Bodega Pastore (11) 9.9604-7743 seu valor: R$ 39,00.

Mostrar Mais

Walter Estevam

Casado, Publisher do Jornal ABC Repórter e da TV Grande ABC, Presidente da ACISCS, Ex-Presidente da ADJORI, Ex-Presidente da ABRARJ, Ex-Professor Faculdade de Belas Artes de São Paulo, Jornalista, Publicitário, Apresentador dos programas 30 Minutos e Viaje Mais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo