GeralHome

Tintos e Tantos Outros

o sabor e o saber do vinho

Humberto Domingos Pastore

“Receita da felicidade: Adicione um amigo, misture com história, sirva vinho”

Autor Desconhecido

O vinho e as demais cores do vinho

                Quando se diz que algo tem a cor de vinho, dependendo da tonalidade, estamos nivelando com a cor uva, lilás, roxo, vermelho, vermelho escuro, violeta e até berinjela.

Pensando então na cor o vinho pode ser tinto por causa da sua cor tinta, ou o vinho poderá ser branco, rose e até azul devido ao corante que algumas vinícolas mais ousadas inventaram de produzir.

Na verdade são as uvas tintas que produzem o vinho branco e o vinho rose. Isso acontece quando se fermenta a uva sem deixar as cascas em contato com o mosto, pois são elas que vão dar cor ao vinho. No caso do rose é só manter o contato por pouco tempo, assim a coloração não chegará a ser tinta.

Você pode então, estar perguntando sobre o vinho verde! E a resposta é que o vinho verde não é verde! Este vinho é produzido nas margens do Rio Minho, em Portugal, onde esta região é demarcada pelo nome de Vinho Verde, ou seja, trata-se da denominação de origem (DOC) que dá identificação ao vinho. Desta forma, esse vinho verde ali produzido poderá ser branco, tinto e até rose, mas, nunca será verde.

Casa Cruz

Nossa Sugestão

O Azeite Casa Cruz – 500ml produzido pela família Leopoldino Freitas e Filho na Região rural de Formigais em Portugal é feito diretamente de azeitonas, com a primeira prensa, resultando em um produto de acidez 0,2%. De sabor frutado com leve picância ao final e de cor é amarelo dourado. Na Bodega Pastore (11) 9.9604-7743 seu valor: R$ 40,00.

Mostrar Mais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Ver também
Fechar
Botão Voltar ao topo