AtualidadesGeralHomeSanto André

Curso de primeiros socorros em Paranapiacaba

Iniciativa tem como objetivo oferecer mais segurança e tranquilidade para visitantes e profissionais que atuam na Vila

Monitores ambientais do Parque Natural Municipal Nascentes de Paranapiacaba e funcionários da Gerência de Unidades de Conservação, da Secretaria de Meio Ambiente, participaram nesta semana de curso de primeiros socorros. Ainda mais a formação foi ministrada na vila inglesa pelo Núcleo Educativo do Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) na última segunda-feira (5) e nesta quarta-feira (7).

De acordo com o grupo de 53 pessoas recebeu informações para realização de atendimentos de emergência; em situações relacionadas à saúde dos visitantes nas seis trilhas do Parque Nascentes e também do Parque Estadual da Serra do Mar. Entre os temas abordados estiveram problemas cardiorrespiratórios; quedas e acidentes com lesões, escoriações, cortes, entorses ou até fraturas, engasgamento com alimentos, hipoglicemia e queda de pressão, entre outros.

O curso, com duração de duas horas, ainda mais  foi oferecido aos participantes com duas opções de datas para todos; em quatro períodos (das 9h30 às 11h30 ou das 13h30 às 15h30), para garantir o distanciamento nas atividades

De acordo com o secretário de Meio Ambiente, Fabio Picarelli; a iniciativa tem como objetivo ofertar ainda mais segurança e tranquilidade para visitantes e profissionais que atuam com ecoturismo na região de Paranapiacaba. Sendo assim “O curso de primeiros socorros já e oferecido no curso de formação de Monitores Ambientais; que tem 100 horas de curso teórico e 120 horas de aulas práticas. Mas de tempos em tempos fazemos ações para retomar as informações e reforçar o conhecimento de todos que atuam no local”, explicou Picarelli.

Enfim faz parte do curso uma apresentação de como funciona o sistema de atendimento de emergência do Samu; incluindo procedimentos para abrir os chamados pelo telefone 192 em caso de acidentes ou problemas de saúde com visitantes; além disso  dos procedimentos para o atendimento inicial da ocorrência, de acordo com a gravidade da situação.

Por isso sempre recomendamos fazer trilhas com profissionais habilitados, prontos para o atendimento de ocorrências. Afinal desde o início do trabalho com monitores ambientais, em 2002 – um ano antes da criação do Parque Nascentes; em 2003 – nunca tivemos acidentes graves ou vítimas fatais nos passeios no Parque Nascentes e no Parque Estadual da Serra do Mar”; acrescentou o Gerente de Unidades de Conservação, Leandro Wada Simone. Ainda mais a visitação média, somente do Parque Nascentes, antes da pandemia, era de 1.550 pessoas por mês.

Mostrar Mais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo