Com certeza muitas pessoas tiveram o Chevette como o seu primeiro carro, que aliás é o caso do nosso amigo e colaborador Darcio do Automóvel Clube do Grande Abc. Desde 2006 esse Chevette DL 1991 mora na casa do Darci, que depois de uma longa espera conseguiu compra-lo do seu vizinho que tinha o mesmo de zero Km. O caçulinha da GM em questão está absolutamente original de fábrica ! tanto é que está devidamente equipado com placas pretas de coleção e que atestam a originalidade. O carro fica devidamente guardado em garagem fechada e usado apenas para passeio e também em eventos de antigomobilismo.
Uma breve história do Chevette:
O Chevette foi lançado pela General Motors no ano de 1973, sendo fabricado pela montadora Chevrolet no Brasil. É a 3 geração do Opel Kadett lançado na Europa em 1973.
Foi introduzido inicialmente como um sedan duas portas mantendo como sua principal característica, mas posteriormente também foram oferecidos modelos com 4 portas para exportação (de 1978 a 198
O veículo também ficou conhecido pela sua potência oferecida. Durante toda sua história, o Chevette já veio equipado com vários motores; 1.0 litro (versão Júnior lançado em 1992), 1.4 (carburação simples e dupla, esta somente em 1982 como opcional), 1.6 (carburação simples), 1.6/S (carburação dupla, a partir de 1988, um ano após sua última reestilização) e (1.6/S carburação dupla). Também foram introduzidos motores tanto a gasolina quanto a álcool.
Lançado na década de 70, o Chevette tornou-se um dos mais populares veículos produzidos pela GM no Brasil. Estima-se que até o encerramento de sua produção em 1993, o modelo teria vendido mais de 1,6 milhões de unidades, tendo seu apogeu em vendas entre o fim dos anos 70 e meados da década de 80, quando nestes anos, seus concorrentes diretos saíram de linha em outras montadoras. Foi eleito por duas vezes pela Revista Autoesporte o Carro do Ano em 1974 e em 1981. Em 1983, pela primeira e única vez em sua história, o Chevette foi o carro mais vendido no Brasil.