GeralHomeSão Paulo

Governo de SP lança programa Cidades Inteligentes para ampliar parcerias com Prefeituras e modernizar gestão pública 

Pacote estadual com soluções tecnológicas e investimentos em infraestrutura de ponta é apresentado a gestores municipais 

O Governador João Doria lançou na quarta-feira (23), em cerimônia no Palácio dos Bandeirantes, o programa Cidades Inteligentes. Ainda mais a iniciativa prioriza a governança em função de metas e planos, o trabalho conjunto entre Estado e Prefeituras, a desburocratização administrativa e estimula soluções tecnológicas para questões ligadas ao planejamento urbano sustentável.

Sendo assim o evento contou com a participação do Governador João Doria e dos Secretários de Desenvolvimento Regional, Marco Vinholi, e Desenvolvimento Econômico, Patricia Ellen, além de Prefeitos e Deputados. O Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Junta Comercial do Estado de São Paulo (JUCESP) e o Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT) também estiveram representados.

Eu gostaria de governar um Estado que não precisasse de papel para as atividades e iniciativas de Governo e foi exatamente o que nós conseguimos ao término de 12 meses de gestão. Além disso o Governo de São Paulo é o primeiro do Brasil inteiramente digital. Vamos ganhar tempo e agilidade nos procedimentos utilizando a tecnologia. São Paulo é um Estado de primeiro mundo, transformador, criativo”, disse Doria.

 

Ainda mais com investimentos de R$ 15 milhões em sua primeira etapa, o Cidades Inteligentes vai levar iluminação pública de ponta a 11 municípios: Barra Bonita, Campos do Jordão, Fernando Prestes, Ferraz de Vasconcelos, Holambra, Iguape, Lorena, Pirajuí, São Carlos, São Luiz do Paraitinga e Santo Antônio do Pinhal.

 

Acima de tudo mais modernos, econômicos e sustentáveis, os novos dispositivos de iluminação com tecnologia LED permitem que as Prefeituras adotem sistemas de internet pública wi-fi e conexão de diferentes serviços digitais. Além disso a iluminação mais eficiente também garante mais segurança no trânsito e facilita o patrulhamento policial no período noturno.

“Com a substituição das lâmpadas tradicionais de vapor de sódio pelos modelos de LED, a iluminação pública torna-se a porta de entrada para sistemas inteligentes nas cidades. O futuro de São Paulo passa pelo programa Cidades Inteligentes”, afirmou o Secretário de Desenvolvimento Regional, Marco Vinholi.

O Governo do Estado também anunciou novos serviços coordenados pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico. De acordo com será disponibilizado um sistema aos Municípios; interessados que permite responder automaticamente ao cidadão a viabilidade locacional para o exercício da atividade econômica pretendida no local desejado. Isso possibilitará que qualquer munícipe, especialmente aqueles interessados em abrir um negócio; possam verificar se existe algum impedimento para prosseguir com a atividade empreendedora no local de interesse.

De posse do sistema de viabilidade, o município também será habilitado no sistema Balcão único, hoje utilizado só pela capital São Paulo. Sendo assim o Balcão único permite que empresas de naturezas simples (Empresa Limitada, Empresário Individual e EIRELI) possam; em um único formulário e por meio de um portal único; coletar todos os dados do processo de abertura e regularização de empresa exigidos pelos órgãos federais, estaduais e municipais.

“Novas tecnologias aplicadas em escala para solucionar grandes desafios nas cidades melhoram a qualidade de vida dos cidadãos e aumentam a eficiência dos gastos públicos. Assim como o programa cidades inteligentes reconhece o protagonismo dos líderes municipais na gestão pública e promove cidades mais inteligentes, humanas e sustentáveis. Juntos vamos alavancar a tecnologia para combater desigualdades e promover uma vida mais digna, saudável, próspera e segura para nossos cidadãos, além de transformar o Estado de São Paulo em referência mundial de gestão municipalista, humana e inovadora”, disse a Secretária de Desenvolvimento Econômico, Patricia Ellen.

Outra novidade é a plataforma IPT Municípios (http://municipios.ipt.br/), que dará acesso a webinars sobre conectividade, mobilidade, gestão de resíduos, iluminação pública e outros temas ligados ao desenvolvimento urbano. Com apoio do Instituto de Pesquisas Tecnológicas da USP; a ferramenta também vai permitir agendamento de visitas técnicas e reuniões para compartilhamento de informações entre gestores públicos.

Já o Patem (Programa de Atendimento Tecnológico aos Municípios); vai oferecer apoio técnico para que as Prefeituras desenvolvam políticas públicas segundo critérios de desenvolvimento sustentável da ONU (Organização das Nações Unidas). Estado e municípios poderão trabalhar juntos em projetos que vão desde controle de poluição urbana; e sistemas inteligentes de transporte público até governança digital e conectividade urbana.

Enfim no Governo do Estado, o modelo de gestão inteligente já é praticado desde 2019; por meio de iniciativas inovadoras como os programas Parcerias Municipais, Canal Direto – SP + Perto e SP Sem Papel. E a partir de agora, o Cidades Inteligentes vai estender esse modelo aos 645 municípios paulistas por meio de investimentos financeiros e ferramentas tecnológicas.

 Afinal cidades Inteligentes são aquelas que promovem o bem-estar dos cidadãos; aumentam o nível de sustentabilidade, alavancam o crescimento econômico e solucionam problemas com ajuda da tecnologia; como mobilidade urbana, coleta de lixo, consumo de energia, entre outros.

Mostrar Mais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo