Fura-fila na Fundação ABC
A presidente da FUABC – Fundação ABC será convocada pela Câmara de São Caetano, para dar esclarecimentos sobre a investigação do suposto caso do fura-fila das vacinas da Covid
Funcionários da Fundação ABC que furaram fila vão pagar
A Fundação ABC está na mira do MP, Alesp e Câmaras Municipais de São Bernardo e São Caetano devido a denúncia do suposto fura-fila de oito funcionários que tomaram a vacina contra a Covid, apesar de não estarem na linha de frente do combate a pandemia
A vacinação contra Covid em funcionários da FUABC – Fundação ABC virou inquérito policial. Segundo denúncia formalizada ao MP – Ministério Público, oito pessoas receberam a vacina no chamado fura-fila (não figuram nos grupos prioritários definidos no PNI – Programa Nacional de Imunização, que é crime além da questão ética e moral. Por esse motivo, o vereador Cesar Oliva – PSD, protocolizou requerimento na presidência do Legislativo para que a presidente da FUABC , Adriana Berringr Stephan, seja convocada para a Audiência Pública da Saúde, que será realizada na próxima quinta-feira (27), na Câmara Municipal de São Caetano.
Justificativa
“A Dra. Adriana precisa passar informações e esclarecimentos inerentes aos serviços prestados pela Fundação, haja vista esta ser a responsável pela gestão e operacionalização dos Serviços de Saúde, dentre outros na cidade”, pontuou Oliva em ofício à presidência da Câmara.
Lista
Por unanimidade, a Câmara de Santo André aprovou requerimento que solicita à Fundação ABC o nome do responsável pela autorização da vacinação dos referidos funcionários (advogados e gerentes de recursos humanos), que não fazem parte da linha de frente do combate ao Coravírus. O vereador Marcio Colombo – PSDB, disse que a Fundação recebeu o requerimento no dia 15 e se comprometeu a responder até o dia 23 (domingo).
Providências
“Espero que na terça esse documento já esteja liberada para análise para que possamos tomar uma decisão. De acordo com as respostas ou falta delas, outras medidas poderão ser tomadas. Uma delas é a convocação da presidente e também do Reitor (David Uip)”, explicou o vereador Colombo que também não descarta a abertura de uma CPI.
Defesa
Em nota a Fundação diz que são denúncias falsas e que as Câmaras vão receber todas as informações solicitadas. A Dra. Adriana B. Stephan foi indicada para a presidência pelo ex-prefeito cassado de São Caetano, José Auricchio Junior.
Multa
A Alesp – Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, também está acompanhando o caso através do deputado Gilmaci dos Santos – Republicanos. Ele e um dos autores da Lei que multa quem fo flagrado furando a fila da vacinação contra o Covid. A Lei sancionada pelo governador João Doria – PSDB. A multa é de R% 50 mil para o cidadão e se for funcionário público, R$ 100 mil.
CPI
O deputado Gilmaci diz que está configurada a fraude na vacinação e que busca o apoio na Alesp para a abertura de uma CPI. “Vamos fazer o possível para que a Lei aplicada, pois a instituição reconheceu que houve falha”.
Polícia
A presidente Adriana, Sandro Tavares, Priscila Meyer, Paula Branco e Magali Gonçalves intimados a prestar informações no inquérito policial aberto no 4º DP de Santo André, a pedido do Ministério Público.