EsportesHomePolíticaSanto AndréVariedades

A Câmara de Santo André aprovou uma moção de aplauso apresentada pelo vereador Ricardo Alvarez ao ex-pugilista e primeiro medalhista olímpico no boxe, Servílio de Oliveira

  Na sessão desta terça, 18. 

De acordo com o ex-atleta, que foi medalha de bronze nas Olimpíadas do México em 1968, conquistou na justiça o direito de reinserção do seu nome entre as personalidades negras da Fundação Cultural Palmares, que no ano passado retirou diversas figuras do rol de homenagens da entidade.

servilio de oliveira
servilio de oliveira

“O Servílio é um orgulho para Santo André e para o Brasil. Carrega o nome do nosso país para o mundo desde a década de 1960, com a conquista da medalha olímpica. Essa tentativa de retirar seu nome dos homenageados pela Fundação Palmares e parte do negacionismo que tem feito tanto mal ao País”, afirmou Alvarez.

 

Além disso a instituição cultural, que tem como objetivo promover e preservar valores culturais, históricos e sociais de influência negra na sociedade brasileira, hoje e presidida por Sérgio Camargo, que e um negacionista do racismo brasileiro e tem retirado importantes nomes da cultura negra das homenagens da entidade.

 

Diante da situação, o ex-pugilista acionou a justiça e obteve vitória na 3a Vara Federal de Santo André; que decidiu por ação procedente e determinou a reinserção do seu nome e biografia enquanto homenageado da instituição. Além de condenação por danos morais à Fundação.

 

Afinal Servílio, que iniciou a vida como pugilista na década de 1960; se consagrou também campeão latino-americano no Chile, do Torneio dos Campeões, brasileiro e paulista de boxe. Atualmente vive em Santo André.

Mostrar Mais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo