ArtigoCidadesHomeTransporte

Gratuidade para idosos de 60 a 64 anos nos ônibus municipais continua suspensa em São Bernardo do Campo

JESSICA MARQUES

 

A gratuidade para idosos de 60 a 64 anos nos ônibus municipais continua suspensa em São Bernardo do Campo, no ABC Paulista. Ainda mais, o município é o único da região que ainda não liberou a isenção de tarifa para esta faixa etária.

Conforme já noticiado pelo Diário do Transporte, a medida  tomada em meio à pandemia de covid-19, ainda em 2020. O objetivo é reduzir a letalidade da doença na população da terceira idade, segundo a Prefeitura.

Em Diadema, o benefício foi liberado em 05 de abril de 2021, uma segunda-feira. Nas demais cidades do ABC Paulista, a isenção está em vigor, ou seja, idosos de 60 a 64 anos não pagam passagem nos ônibus municipais.

Os idosos de 65 anos ou mais podem utilizar o transporte coletivo gratuitamente em todo o Brasil. O direito e garantido pela Constituição Federal.

Confira o posicionamento de cada Prefeitura do ABC Paulista sobre a gratuidade para idosos em ônibus municipais:

SANTO ANDRÉ

A Prefeitura de Santo André informou que não houve interrupção no atendimento para cadastramentos e demais serviços na AESA para a obtenção dos benefícios da gratuidade.

Sendo assim, para obter os benefícios da gratuidade o cliente precisa ser morador de Santo André e fazer o cadastro na AESA no site www.aesanet.com.br.

O cartão dos idosos segue funcionando normalmente, com validação nas catracas.

SÃO BERNARDO DO CAMPO

A Prefeitura de São Bernardo informou que, conforme previsto no decreto municipal 21.146/20, estão suspensas as isenções do pagamento de tarifa no transporte coletivo municipal aos maiores de 60 anos e menores de 65 anos de idade.

A medida visa proteger os idosos, incentivando-os a ficarem em casa e reduzindo a letalidade da doença junto ao público da terceira idade. A gratuidade concedida aos estudantes, por sua vez, também está suspensa tendo em vista que as atividades presenciais da educação estão proibidas no município.

A Administração municipal esclarece que a retomada de ambos os benefícios é discutida regularmente, sempre com base nos indicadores da pandemia e nas regras estipuladas pelo Plano São Paulo.

SÃO CAETANO DO SUL

De acordo com a Semob (Secretaria de Mobilidade Urbana) da Prefeitura de S Caetano do Sul, ambos os cartões de gratuidade (idosos +60 anos e estudantes) estão normalizados.

Os cartões de idosos devem se pedidos no Atende Fácil, que está fechado por conta da pandemia. Portanto, os pedidos devem ser feios via internet.

MAUÁ

A gratuidade do serviço de transporte coletivo para estudantes e idosos continua em vigor.

Ainda mais, para solicitar o serviço, estudantes de aulas em regime presencial podem se dirigir à loja do Bus Fácil, no Terminal Rodoviário Central e solicitar o cartão mediante apresentação da declaração escolar atestando a matrícula, instituição de ensino e horário do curso.

Para os idosos acima de 60 anos e menores de 65 anos também e necessário agendar horário na loja do Bus Fácil. Após agendamento, basta comparecer ao local portando documentos pessoais como RG, CPF, comprovante de residência e Carteira Profissional sem vínculo empregatício.

Já os idosos com idade acima de 65 anos também precisam agendar data e horário para comparecer à loja do Bus Fácil, mas vale lembrar que esse público pode apenas apresentar o RG ao motorista que já terá seu embarque gratuito garantido.

Telefones para contato e agendamento: (11) 4518-6063 /  (11) 4519-4373. Endereço da loja do Bus Fácil: Rio Branco, 183, Centro, Mauá.

DIADEMA

A gratuidade aos idosos retornou desde segunda feira, dia 05 de abril. Neste período de pandemia, o atendimento é feito na Loja Sou Diadema, na rua Presidente Kennedy, 287, de segunda a sexta das 8h às 17h. Além disso, já os postos de recarga nos terminais Diadema e Piraporinha funcionam de segunda a sexta das 6h às 17h e aos sábados das 8h às 12h.

RIBEIRÃO PIRES

A Prefeitura de Ribeirão Pires informa que a gratuidade para idosos e estudantes seguem normalmente junto a empresa de ônibus da cidade. Vale lembrar que, no caso dos estudantes, e necessário comprovação junto a unidade escolar para que  solicitada a liberação das passagens gratuitas.

RIO GRANDE DA SERRA

A gratuidade no transporte público municipal para pessoas acima de 60 anos está em vigor em Rio Grande da Serra. Ainda mais, a carteirinha da gratuidade do transporte e emitida pela Secretaria de Cidadania e Inclusão Social (Rua do Progresso n. 700 – Vila Progresso).

Afinal, o idoso acima de 60 pode se dirigir até o CRAS, rua Santa Branca, 24 – Santa Tereza ou na própria secretaria de Cidadania, com documento RG, CPF, comprovante de endereço é uma foto para preencher formulário e após 20 dias o munícipe poderá retirar o documento.

Jessica Marques para o Diário do Transporte

Mostrar Mais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo