De acordo com, o prefeito interino de São Caetano, Tite Campanella, informou que ingressou com pedido na Procuradoria Geral do Estado de São Paulo, buscando autorização para a cidade retornar para a fase laranja, sendo que a principal justificativa para o pleito retorno é a taxa de 61,5% de ocupação de leitos de UTI (Unidade de Terapia Intensiva) para pacientes com Covid, sendo que o Decreto Estadual prevê a fase vermelha somente para os municípios acima dos 75%. “A flexibilização permitir inclusive a abertura do comércio não essencial, com horário e capacidade reduzidos”, explicou Tite.
Tite quer flexibilização do Plano São Paulo, para economia não parar em São Caetano
Ainda mais, após a definição do Governo do Estado em inserir todos municípios na fase vermelha do Plano S Paulo (a mais restritiva), a volta para a fase laranja e o foco do prefeito interino de S Caetano, Tite Campanella, através de pedido a Procuradoria Geral do Estado.
Além disso, a taxa 61,5% de ocupação de leitos de UTI (Unidade de Terapia Intensiva) para pacientes com Covid na cidade, é a principal justificativa para pleitear o retorno para permitir inclusive a abertura do comércio não essencial, com horário e capacidade reduzidos.
Vale lembrar que o Decreto Estadual prevê a fase restritiva somente para cidades com mais de 75% de ocupação dos leitos de UTI.
“Nós entendemos que as medidas estão cada vez mais restritivas, afinal, temos nova cepa do vírus (10 casos em S Caetano). Isso penaliza a população que tem sua única fonte de renda interrompida, como a cabelereira, o barbeiro, o garçom e o cozinheiro, por exemplo.
- São Pessoas que não possuem renda extra
- e dependem da abertura do comércio não essencial,
- ainda mais, como lojas de calçados e padarias
- , disse Campanella enfatizando os prejuízos na crise.
OS investimentos na área da Saúde da rede pública, também apontados pelo prefeito.
- A cidade recebeu mais dez leitos no último domingo,
- totalizando cinquenta vagas no Complexo Hospitalar Albert Sabin
- e mais dois leitos de enfermaria, somando vinte e oito.
Enfim, Tite também afirma que estudem sobre o lockdown não evitam o contágio e a flexibilização pode colaborar no planejamento e desenvolvimento das ações de combate ao Covid-19.
Nosso grande objetivo é combater aglomerações e elas só acontecem à noite.
- A partir daí, queremos discutir modelos diferentes,
- com a cidade funcionando durante o dia e que à noite e que À noite tenha um fechamento mais efetivo, concluiu Tite Campanella.