Posso te contar a verdade? O exercício em si é capaz de aumentar o seu gasto calórico momentâneo em pequena quantidade, não sendo capaz de proporcionar um emagrecimento satisfatório. O que vai causar um déficit calórico necessário para o emagrecimento são as suas escolhas e porções alimentares!
Porque então fazer exercícios? Além de pensar na saúde como um todo, disposição, controle emocional, flexibilidade e saúde cardíaca e vascular, manter-se ativo fisicamente colabora para a manutenção da massa magra, ou seja, dos seus músculos.
Naturalmente o organismo começa a diminuir a quantidade dos músculos a partir dos 30/35 anos de idade para economia de energia corporal. Os músculos são metabolicamente muito ativos e demandam muita energia do corpo para se manter. Se o seu organismo entender que você não precisa deles vai entrar em mode de economia de energia e jogá-los fora. O que acontece com quem é sedentário.
Mas se os músculos são metabolicamente muito ativos, significa que se você tiver uma boa quantidade deles seu metabolismo fica mais acelerado e quando falamos em emagrecimento, quanto mais metabolismo menos gordura!
Aí está o ponto. Fazer exercícios é a forma de comunicar ao seu corpo que você precisa dos seus músculos, pois você está usando eles, levando à manutenção e até aumento natural dos músculos.
Esse é o grande segredo para o emagrecimento saudável e sustentável, evitando assim o chamado efeito sanfona.
Você já passou por algum efeito sanfona ou conhece alguém que já? Me conte no instagran @joseanevascon. Vamos juntos mudar essa história.