ArtigoHome

Você conhece a origem do Gin? Sabia que ele já foi remédio?

Erika Martinez

 

Super refrescante e delicioso esse amigo torna-se um perigo. Vamos bebendo, bebendo e não percebemos o teor alcoólico. Aí, senão souber parar complica.

A fama do gin é inglesa, mas sua origem vem da Holanda.

Uns dizem ser uma ‘bebida de louco’ mas a realidade é que no século XVII (1650) o médico e professor Francisco de la Boie, conhecido como Sylvius, pesquisava um remédio diurético que amenizavam os problemas renais. Para isso juntou o zimbro ao destilado de cereais e fez o que mais tarde seria conhecido por gin. Irmão da vodca, só que com uma personalidade mais marcante. Tem o teor alcoólico entre 37.5% e 50 % superior a  tequila, e whisky e não necessita de envelhecimento.

Posteriormente foi disseminado na Inglaterra por soldados ingleses, para disfarçar o sabor amargo do quinino usado pra combater a malária. Uma aguardente  feito de cereais (cevada, trigo, aveia) alguns dizem ter pepino, e o zimbro – ainda mais, pequena fruta – donde vem o nome, sendo a Itália – na Toscana a principal região produtora, Genievre (francês), Jenever (holandês) e Ginepro (italiano).

Em português temos a palavra junípero, pouco conhecida. Tem pessoas que tomam puro, mas a onda são os drinques, como o gin-tônica, o dry-martini e o negroni.

Existem várias marcas de gin. Cada marca se destaca por sua combinação única de ingredientes dos quais as bagas de zimbro são obrigatórias, por lei. Outros ingredientes podem ser utilizados por cada marca para obter características próprias. Há receitas que  levam ervas, flores, noz-moscada, lírio, Álamo até casca de árvores como canela, laranja ou limão. Então, use sua criatividade e curta essa delícia.

Nota* (ginou  (gim)? Em Portugal, registam-se as palavras gin e gim, que têm significados diferentes. A palavra gin (substantivo masculino) designa uma bebida alcoólica, semelhante a aguardente, preparada com cereais (cevada, trigo, aveia) e zimbro.

Erika Martinez

Chef Gourmet, proprietária da @boulangerierikamartinez e alquimista criativa de gins

Mostrar Mais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo