CinemaGeralHomeSanto AndréSesc

Cinema: Sesc Santo André realiza oficinas virtuais para incentivar produções independentes e caseiras

Daniel Ribeiro, diretor do longa “Hoje Eu Não Quero Voltar Sozinho”, fala sobre cinema e revela aspectos técnicos de seu filme na oficina: Anatomia De Uma Cena

Coletivo Bodoque apresenta Cinema Em Casa, série de vídeos com dicas e técnicas para aprimorar as produções caseiras

Produções cinematográficas geralmente são associadas a ações complexas, que requerem muito tempo e dinheiro. No entanto, o cinema independente vem crescendo muito, no mundo todo, com produções autônomas e, principalmente neste momento de isolamento social provocado pela pandemia de Covid-19, graças à tecnologia cada vez mais avançada de pequenas câmeras e telefones celulares, tem surgido uma infinidade de obras feitas da forma mais caseira possível. Essas produções, realistas ou ficcionais, mesmo que não tenham nenhuma pretensão comercial, se aliam às de cunho profissional na importante tarefa de registrar o momento presente, seus desdobramentos dentro de uma nova realidade, e traduzi-lo em registros de relevante valor histórico.

De acordo com,  objetivo de incentivar e incrementar essas produções independentes, a sétima arte está contemplada na programação do Sesc Santo André, com a realização da oficina “Anatomia De Uma Cena”, com o diretor Daniel Ribeiro e com a exibição de uma série de vídeos em que o Coletivo Bodoque traz dicas e técnicas para quem deseja aprimorar suas produções audiovisuais.

 

ANATOMIA DE UMA CENA

 

Além disso, que pessoa apaixonada por cinema nunca se pegou perguntando como teria sido feita determinada cena de seu filme favorito? O projeto Anatomia de Uma Cena convida diretores de filmes brasileiros a “dissecar” algumas delas, em oficinas virtuais com a apresentação e análise de detalhes de luz, som, cenário, enquadramento e direção.

Ainda mais, nesta primeira oficina, o realizador de longas-metragens, Daniel Ribeiro, enfoca questões técnicas do cinema a partir de seu filme “Hoje eu quero voltar sozinho”, de 2014. As aulas acontecem de 19 de janeiro a 02 de fevereiro, sempre às terças-feiras, às 18h, pelo canal do Sesc Santo André no YouTube.

 

O FILME

 

Enfim, o roteiro de “Hoje Eu Não Quero Voltar Sozinho” aborda, de maneira sensível, a sexualidade e as dificuldades do personagem Leo (Ghilherme Lobo), um adolescente cego que, como qualquer adolescente, está em busca de seu lugar. Desejando ser mais independente, precisa lidar com suas limitações e a superproteção de sua mãe. Para decepção de sua inseparável melhor amiga, Giovana (Tess Amorim), ele planeja libertar-se de seu cotidiano fazendo uma viagem de intercâmbio.

  • Porém, a chegada de Gabriel (Fábio Audi), um novo aluno na escola,
  • desperta sentimentos até então desconhecidos em Leonardo, fazendo-o redescobrir sua maneira de ver o mundo.

 

O DIRETOR

 

De acordo com, Daniel Ribeiro nasceu em São Paulo no ano de 1982. É diretor, roteirista e montador formado pela Escola de Comunicações e Artes da USP.

  • Seu curta-metragem “Café Com Leite” (2007) percorreu o mundo em festivais após ser premiado com o Urso de Cristal de Melhor Curta-Metragem no Festival de Berlim.
  • Além disso, seu outro curta,“Eu Não Quero Voltar Sozinho” (2010), levou Daniel a produzir o primeiro longa, “Hoje Eu Quero Voltar Sozinho” (2014), que foi indicado e premiado em diversos países,
  • com destaque para o prêmio de melhor filme da mostra Panorama, pela Fipresci,
  • e o prêmio Teddy de melhor longa-metragem no Festival de Berlim, em 2014.

 

CINEMA EM CASA

 

Além disso, e uma série de quatro episódios com tutoriais que explicam como produzir um bom vídeo em casa. Os temas abordados são luz, som, enquadramento e edição. O conteúdo em vídeo sera disponibilizado de 24 de janeiro a 14 de fevereiro, aos domingos, às 18h, no Youtube do Sesc Santo André.

COLETIVO BODOQUE

Ainda mais,  e formado por Chico Santos e Rafael Mellim.  Afinal, o coletivo realiza formações com públicos variados, em diversos territórios do Brasil e outros países da América do Sul, em parceria com instituições como FGV, MIS-SP, Comissão Pastoral da Terra, Escola Nacional Florestan Fernandes – MST Nacional, Oficinas Kinoforum e Sesc SP. Também produziu e licenciou mais de uma dezena de conteúdos audiovisuais, autorais e independentes, para o Canal Futura, Canal Brasil, TV Senado e outros.

 

SERVIÇO

 

Anatomia De Uma Cena – com Daniel Ribeiro
Dias 19 e 26/1 e 02/2, terças-feiras, às 18h00
No canal do Sesc Santo André no Youtube

Cinema em Casa – com Coletivo Bodoque
Dias 24 e 31/1 e 07 e 14/2, domingos, às 18h00
No canal do Sesc Santo André no Youtube

 

Mostrar Mais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo