ArtigoGeralHome

Ivan Leyraud mostra a história de Rodrigues Alves

O jornalista Ivan Leyraud (Diretor da Abrajet), brinda nossos leitores hoje, com o artigo sobre o presidente Rodrigues Alves: Escravocrata, Abolicionista e Republicano

Francisco de Paula Rodrigues Alves, o Conselheiro do Império, o primeiro Presidente da República a ser reeleito no Brasil, casou-se com uma mulher muito feia mas com um grande dote. Era filha de uma família milionária à época.
Presidente
Rodrigues Alves foi um político brasileiro, 5° Presidente da República do Brasil (3° presidente civil), que governou o país de 1902 a 1906, no período denominado “República Velha” (1889-1930) após o mandato de Campos Sales. Fazendeiro paulista, Alves representou uma importante figura, apoiada pelas oligarquias cafeeiras.
Todo o patrimônio por Rodrigues Alves aquilatado ele delegava aos irmãos e amigos para dirigi-los, porque o Conselheiro teve muitos cargos públicos e políticos em sua vida e não lhe sobrava tempo para cuidar pessoalmente do seu imenso patrimônio.
Quanto ao fato de ele ter sido ou não escravocrata, ele foi e não foi, isto é, enquanto não havia galgado os patamares de o Império, quem cuidava de suas fazendas utilizava a mão de obra usual, de escravos.
Depois que foi acolhido à Corte Imperial, como Conselheiro, foi “obrigado” a assumir as bandeiras da família real que, e’ do conhecimento geral, era abolicionista.
De acordo com, antes, Rodrigues Alves, defendendo seus interesses e os de quem apoiava suas campanhas políticas, chegou a publicar na Imprensa textos a favor dos escravocratas.
Depois de adentrar à Corte foi “obrigado” a tomar posição abolicionista e o fez com muito sucesso à ponto de comemorar enfaticamente as conquistas e atos que culminaram com a Abolição total.
No entanto, como político funciona como a Moda, aderiu logo logo à forra dos fazendeiros escravocratas contra o   Império,
  • invertendo sua posição política e aderindo à República que  proclamada em 1889.
14 anos após, em 1903, Rodrigues Alves já estava sentado na cadeira do Presidente da República como o líder máximo da Política Brasileira.
Resumindo para responder sua dúvida:
Rodrigues foi escravocrata, abolicionista e republicano quando lhe convinha.
Ainda mais, foi genial estrategista. Soube ocupar todos os espaços políticos nos momentos cruciais. Antevia com precisão como estar no centro das atenções e como tirar o melhor proveito nas diversas posições que ocupou.
Rodrigues Alves foi um dos mais capacitados políticos da História do Brasil. Tanto que foi o primeiro Presidente a se reeleger.
Tiro o chapéu e me orgulho de se conterrâneo do Conselheiro, um homem sábio, bem a frente do seu tempo.
Autor: Ivan Leyraud Moniz Ribeiro Filho,
  • Diretor de Operações da ABRAJET Nacional,
  • Diretor de Operações Especiais e Contábeis da ABRAJET Seccional São Paulo
  • e Diretor Financeiro do Grupo Oben Prime Tax Intelligence.

Mostrar Mais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo