ArtigoHome

Empatia!

Priscila Cardoso

Quem não ouviu essa palavra?

Afinal, empatia é a palavra da vez. Mas, o que isso quer dizer?

A empatia se resume na capacidade do indivíduo de se colocar no lugar do outro, ou seja, tentar entender os sentimentos deste para, assim, compreender as suas atitudes, por exemplo.

Ser empático nem sempre é uma tarefa fácil porque cada ser é uma pessoa única com personalidade diferente, pensamentos que variam de acordo com as suas características culturais e ações que expressam quem ela é de acordo com os seus valores.

Por isso, sempre que tiver oportunidade demonstre empatia. Aí você me pergunta. Mas como, Priscila?

Primeiro, escute! Ouça bem! Ponha atenção olhando nos olhos de quem fala e observe o comportamento, se puder sorrir, abraçar, melhor ainda porque às vezes é tudo o que a outra pessoa precisa.

De preferência guarde o seu egoísmo pra si e dê lugar a sensibilidade de não julgar ou criticar com palavras ásperas que você sabe que vai machucar ou humilhar a outra pessoa.

Seja solidário, generoso, e pense: Se fosse comigo? Como eu gostaria de ser tratado?

Se não puder ajudar fazendo algo, apenas ouça! Quantas são as pessoas que apenas precisam desabafar e ter alguém, um ombro amigo que demonstre ter compaixão?

Jesus é o maior exemplo de compaixão.

E, tem um ditado que diz: “Se as feridas do seu irmão não te causam dor, é porque a sua doença é mais grave que as dele.”

Que o sentimento do amor puro, genuíno possa tocar o seu coração e acalmar as suas preocupações e ansiedades. Que haja mais empatia no mundo para que saibamos respeitar a individualidade de cada um para que possamos ser respeitados com o mesmo grau de justiça.

Um forte abraço.

Priscila Cardoso

Siga @pricardoso.midia

Mostrar Mais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo