De acordo com Mauá está entre as cidades com os melhores índices de saneamento básico da Região Metropolitana de São Paulo. Levantamento realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mostra que, em 2019, 1,6 milhão de casas no Brasil não contavam com banheiro de uso exclusivo dos moradores. Apesar dos dados nacionais, a situação em Mauá é diferente e contrasta com a realidade apontada pelos números do IBGE.
Ainda mais a cidade que conta com mais de 500 mil habitantes e acolhe a nascente do Rio Tamanduateí, terceiro maior afluente do Rio Tietê, se destaca pelos índices de esgotamento sanitário, 93% de coleta de esgoto e 85% de tratamento.
Esses números são reflexo da continuidade dos investimentos de mais de R$ 245 milhões no Sistema Público de Esgotamento Sanitário da cidade, onde já são tratados diariamente mais de 55 milhões de litros de esgoto,
- contribuindo para a recuperação dos córregos do município, bem como do Rio Tamanduateí,
- que nasce na cidade.
Obras tiveram como diferencial a inovação tecnológica:
Além disso com relação às obras, este ano, mais de 46 quilômetros de tubulações foram limpas preventivamente na cidade, maior volume no período desde o início da concessão, e a concessionária implantou mais de 1,3 quilômetros de redes coletoras de esgoto, com interligações que beneficiaram mais de 4.500 famílias, além de um plano de intervenções que contemplou o bairro Alto da Boa Vista, no Jardim Zaira.
A BRK Ambiental também investiu em tecnologia para condução das atividades do sistema público de coleta e tratamento de esgoto na cidade, como suporte e capacitação de suas equipes técnicas.
Com a utilização de drones em algumas regiões da cidade, foi possível realizar um mapeamento rápido e assertivo, interligando redes de esgoto com mais agilidade em áreas cobertas por vegetação nativa e solo arenoso, preservando os recursos, a estabilidade geológica e a biodiversidade do terreno, além de proporcionar maior segurança às equipes.
Todos os trabalhos com drones foram realizados com as devidas autorizações da Agência Nacional de Aviação Civil – ANAC, que regulamenta a utilização dos equipamentos de forma segura no espaço aéreo.
Além disso somado a essa tecnologia, como forma de informar os moradores a respeito das obras e proporcionar o acompanhamento, a BRK Ambiental utilizou a ferramenta de códigos QR Code, um código de barras 2D, em duas cores, que pode ser lido e interpretado pelos smartphones.
Ao fazer a leitura do código pelo celular a imagem, o morador é conectado ao site da empresa e consegue acessar mais informações sobre as obras realizadas e avanços dos serviços de saneamento.
Iniciativas em meio a pandemia:
Enfim com cerca de 200 mil profissionais em atuação no setor de saneamento no país, o segmento ganhou um papel fundamental este ano.
Eles estão na linha de frente para contribuir com a saúde e o bem-estar da população e
- assim como tantas outras categorias,
- são indispensáveis neste período de pandemia,
- desempenhando um serviço essencial para a saúde das pessoas e,
- por consequência, ainda mais no combate ao coronavírus.
Em Mauá, o trabalho das equipes de atendimento ao cliente,
- assim como operação de redes,
- manutenção e operadores da Estação de Tratamento foi fundamental,
- especialmente no momento em que muitas pessoas precisaram ficar em casa.
Contudo “Garantir os serviços de esgoto para a população se tornou ainda mais essencial no combate ao coronavírus. Nossas equipes estão diariamente em campo para garantir o funcionamento dos sistemas e do tratamento de esgoto. Temos o compromisso de levar o saneamento para a toda a população, e com isso proporcionarmos uma melhoria na saúde, bem-estar e qualidade de vida de todos”, afirma Fernando Mangabeira, Diretor da BRK Ambiental em Mauá.
Para tanto, a empresa adotou medidas de segurança para garantir que seus profissionais continuem atuando com responsabilidade e respeito à saúde, assegurando a entrega dos serviços para toda a população. O uso de máscaras, e orientações para manter uma distância segura das pessoas durante os trabalhos de campo algumas das práticas adotadas.
A concessionária também ampliou os canais digitais de atendimento, por meio do site www.brkambiental.com.br;
- Redes Sociais e WhatsApp, pelo número (11) 99988-0001,
- que auxiliam os clientes na solução de dúvidas
- e na solicitação de diferentes serviços,
- como a emissão de segunda via de faturas
- e histórico de consumo,
- sem que eles precisem sair de casa.
Doações de kits de higiene e limpeza e visitas virtuais:
Enfim a BRK Ambiental realizou ao longo do ano a doação de 1.100 kits de higiene e limpeza para quatro instituições do município de Mauá:
- Lar Sol da Esperança,
- Casa da Acolhida Isabel Soler,
- União da Saúde sem Fronteiras (UNISF) e Associação Estrela Azul.
Afinal compostos por detergente, água sanitária e sabonetes, os kits auxiliam as entidades que, diante das medidas de enfrentamento a Covid-19,
- passaram a demandar uma maior quantidade desses produtos pelos cuidados redobrados com a higienização.
Contudo “Temos o compromisso de apoiar ações que contribuam na prevenção da doença e garantam a saúde e o bem-estar da população. Os itens de higiene e limpeza se tornaram aliados essenciais neste momento”, reforça Fernando.
Em prol dos esforços para combater o coronavírus, a empresa também paralisou as visitas presenciais realizadas na Estação de Tratamento de Esgoto da cidade, porém,
- ciente de que a prática é fundamental para promover o conhecimento com relação ao saneamento,
- lançado um programa de visitas e tour virtual.
Afinal o evento ocorre on-line e permite apresentar todas as etapas dos processos de coleta e tratamento até que o efluente devolvido tratado ao meio ambiente. O tour virtual possibilita conhecimentos práticos de temas desenvolvidos em sala de aula.
Por fim para realizar visitas virtuais na Estação de Tratamento de Esgoto de Mauá, as escolas e Universidades devem solicitar o agendamento pelo site www.brkambiental.com.br, telefone 0800 771 0001 ou e-mail: comunicacao_maua@brkambiental.com.br.