HomePolíticaSão Caetano do Sul

São Caetano volta às urnas em 2021

O TRE/SP – Tribunal Regional Eleitoral do Estado de São Paulo, mantem impugnação do registro do prefeito cassado Jose Auricchio Jr e São Caetano vai às urnas em 2021 para escolher novamente seu prefeito. A decisão foi por unanimidade (6 X 0), contra o recurso do prefeito que convenceu mais de 40% dos eleitores da cidade que seus votos não seriam nulos, mas não ecoou no Tribunal.

Por WALTER ESTEVAM JR

O prefeito José Auricchio Jr – PSDB, perdeu mais uma vez no TRE/SP – Tribunal Regional Eleitoral do Estado de São Paulo e está fora do Executivo no próximo mandato que terá início no dia 1º de janeiro de 2021.

Pandemia
Impugnado
Sessão do Tribunal Regional Eleitoral realizada na segunda-feira (7/12)

 

Por unanimidade (6X0) o Tribunal entendeu que a liminar concedida ao prefeito garantia a ele tão somente, manter-se no cargo no período da pandemia, para não prejudicar a administração municipal e os munícipes.

Eleições

Não há dúvida, que aquela decisão mudou o rumo das eleições municipais, pois o eleitor foi enganado ao ser informado que os votos de Auricchio não seriam nulos. Além disso, o ABC REPÓRTER, noticiou o fato no dia 14 de novembro.

Votação

Entretanto, o Procurador Regional Eleitoral, Dr. Sergio Medeiros queria mais, pois afirmou que a chapa deveria ter sido cassada. O MPF também tem ação Penal contra Auricchio que foi denunciado em mais de trinta artigos pelo Ministério Público Federal.

Relator

O parecer do relator foi “incensurável”. Apesar de todas polêmicas que ainda são objeto de recursos no TSE – Tribunal Superior Eleitoral, o juiz Afonso Celso da Silva foi enfático ao afirmar que o efeito suspensivo era somente para manter o prefeito no mandato, devido a liminar do Presidente do Tribunal Regional Eleitoral.

Eleitor

Sem dúvida, essa eleição teria sido vencida pelo candidato Fabio Palacio – PSD que obteve mais de 30% dos votos se o Tribunal tivesse jukgado o processo antes de 15/11.

Fake

Mentiras plantadas pelos tucanos não foram avaliadas pelo eleitor que se deixou levar, seja pela força da máquina ou por outros meios que abrem os cofres da Prefeitura para favorecer o candidato e apadrinhados.

Palacio

Acima de tudo, “Conduzimos toda nossa campanha falando a verdade e confiando na Justiça. Aqueles que usaram dinheiro ilícito em suas campanhas não podem concorrer. Seguimos trabalhando por uma São Caetano que pode muito mais, aguardando a marcação das novas eleições”, disse o ex-vereador Fabio Palacio.

Injustiça

Apesar da votação por unanimidade, Fabio Palacio também não será diplomado prefeito. Da mesma forma, a Legislação Eleitoral prevê uma segunda eleição em casos que o candidato que tenha recebido mais votos na eleição, seja impugnado.

Urnas

Portanto, os eleitores de São Caetano vão as urnas no primeiro trimestre de 2021, para escolher o prefeito de São Caetano, até 31 de dezembro de 2024.

Administração

A Lei também prevê, que o próximo presidente da Câmara Municipal, comandará a cidade na vacância do cargo, que é o caso em fato. Hoje, o vereador Pio Mielo, está no comando da Prefeitura, devido a licença médica de Auricchio que recupera-se em casa após ter ficado internado por ter sido contaminado pelo Covid-19.

Vice

O processo do vice-prefeito Beto Vidoski – PSDB, também foi votado ontem. O Tribunal entendeu que ele não teve participação na arrecadação irregular de recursos em 2016, pois foi condenado por arrastamento (estava na chapa majoritária, mas não participou dos fatos da condenação).

Vereador

No entanto, Beto foi candidato a vereador e obteve 1900 votos, que garantem seu mandato de vereador. Pelo coeficiente eleitoral, o Podemos perde uma cadeira, assim o vereador Edson Parra não foi reeleito.

Presidência

Não há dúvidas que a eleição da presidência da Câmara Municipal terá peso de ouro, pois pela lógica o mandatário também será candidato a prefeito.

Mostrar Mais

Walter Estevam

Casado, Publisher do Jornal ABC Repórter e da TV Grande ABC, Presidente da ACISCS, Ex-Presidente da ADJORI, Ex-Presidente da ABRARJ, Ex-Professor Faculdade de Belas Artes de São Paulo, Jornalista, Publicitário, Apresentador dos programas 30 Minutos e Viaje Mais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo