AtualidadesCidadesCotidianoEDUCAÇÃOGeralHome

Enem 2020: Confira os temas que podem cair na redação desse ano

Com as mudanças provocadas pela pandemia, vestibulandos enfrentam o desafio de se adaptar aos novos formatos de preparação e de prova

Faltando menos de 90 dias para o Enem, prova que serve como principal porta de entrada para o Ensino Superior no país, escolas e cursos pré-vestibulares procuram novas estratégias para se adaptar às mudanças do exame, que este ano sofreu alterações na data e conta com um novo formato de prova. Além disso pela primeira vez, o Enem poderá ser feito integralmente no modo digital.

Apesar da novidade  muitos estudantes não podem comparecer presencialmente no exame. No papel, o estudante consegue absorver e interpretar as informações de forma mais eficiente, enquanto na tela do computador a compreensão e a criatividade podem ficar comprometidas.

Em conclusão Thiago Braga, professor de redação do Sistema de Ensino pH, o estudante busque maneiras de treinar sua redação junto do apoio de um professor de Língua Portuguesa, que possa avaliar e desenvolver sua técnica de escrita. Isso porque, por mais que o aluno tenha optado pela prova digital, a dissertação será feita à mão em um papel, como na prova física. “Uma alternativa que meus alunos encontraram era a de escrever a redação em um papel, tirar uma foto e enviá-la por e-mail. Embora não consiga, ao lado do estudante, apontar os erros e os acertos de maneira detalhada, eu consigo passar um feedback”, diz.

A redação e a pandemia

Que a edição da prova será completamente diferente das outras já não é novidade. Pelo fato de quase todo o ano ter sido condicionado à pandemia do novo coronavírus, muitos estudantes esperam que o exame aborde esse assunto sob os mais variados aspectos. No entanto, Braga alerta que não é característica do Enem trabalhar temas e assuntos muito recentes. “O Inep possui, historicamente, um banco de questões prontas e que normalmente são escolhidas muito antes da preparação da prova. Os assuntos e as habilidades que eles gostariam de trabalhar na prova já foram retirados desse banco de dados possivelmente até antes da pandemia ter sido decretada”, explica.

Porém, ele também comenta que a conjuntura atual pode servir de repertório para falar sobre assuntos que costumam ser historicamente debatidos na sociedade brasileira. Pensando que 2020 foi um ano de muitos acontecimentos e mudanças, é normal que os vestibulandos fiquem apreensivos e inseguros quanto ao tema da redação. Por isso, o professor listou os temas que têm maiores probabilidades de cair na prova:

  1. Consequências da dependência tecnológica na saúde física e mental das pessoas

Devido ao aumento do número de casos de depressão, ansiedade e suicídio entre os jovens, especialmente na quarentena, o tema tem ganhado cada vez mais importância no debate público. Apesar de não haver uma comprovação científica que aponte a relação direta entre saúde mental e o uso de redes sociais, muitos estudos sugerem que a tecnologia pode ser um agravante para os distúrbios emocionais. Para entender profundamente a questão, o professor recomenda o documentário “O dilema das redes”, material que pode servir como repertório para discorrer sobre o assunto.

  1. Caminhos para a diminuição do consumo de álcool entre os jovens brasileiros

Nos últimos anos, muitas pesquisas têm demonstrado um aumento significativo do consumo de bebidas alcoólicas e drogas ilícitas por parte dos jovens. Um estudo feito pelo CISA (Centro de Informações sobre Saúde e Álcool) revelou que este público, especialmente as mulheres, está aumentando o consumo desses itens, na contramão de outros grupos analisados no país. Dentre muitos fatores, isso se dá principalmente por conta da glamourização que a ingestão de álcool vem adquirindo recentemente, inclusive na pandemia, em que o uso continuou crescendo. Entender as causas desse fenômeno e o perigo que ele traz aos mais novos, que ainda estão em processo de formação de suas características físicas, é fundamental para falar sobre o assunto.

  1. Os desafios do sistema carcerário brasileiro

É um assunto clássico da sociedade brasileira e que nunca foi tema de redação antes, segundo Braga. Com a superlotação das prisões, as facções criminosas se apoderaram da organização dos presídios e as disputam com outras organizações inimigas, gerando conflitos que se estendem para outros países. Além disso, o Brasil está entre os 3 países que possuem a maior população carcerária do mundo, e muito se discute que esse sistema não cumpre suas funções sociais de ressocialização dos presos.

  1. O tabagismo no Brasil e como mudar sua cultura

É um assunto simples  bastante discutido, mas tem  a atenção dos estudantes. O texto atenta a população para os malefícios do cigarro e para o risco que os fumantes com Covid-19. Vale ressaltar que a importância do tema não se trata apenas da publicidade feita pela instituição. Mas pelo fato de o consumo de tabaco ter aumentado significativamente durante a pandemia, de acordo com pesquisas realizadas pela Fio Cruz. Braga sugere aos vestibulandos que vale pensar quais políticas públicas sobre esse consumo têm sido feitas ao longo dos últimos anos e o que pode fazer.

  1. Violência doméstica no Brasil

Tema extremamente relevante, a violência doméstica ganhou novas dimensões com o isolamento social ocasionado pela pandemia. Neste recorte, é importante que o estudante entenda as causas que levam a essa situação e o que tem sido feito para combatê-las.

  1. Bullying e Cyberbullying no Brasil e como combatê-los

Isolados em casa, crianças e adolescentes do país tiveram na internet para interagir e passar o tempo durante a quarentena. Na medida em que o estresse de ficar em isolamento social piora. Os riscos e os danos emocionais podem intensificar casos de discriminação no ambiente virtual. Com a pesquisa TIC Kids Online Brasil 2019, quase metade dos jovens de 9 a 17 anos afirmaram ver alguém  discriminado na internet. Em contexto de pandemia, o problema pode ter evoluído ainda mais. Por isso Braga alerta  a necessidade de entender as causas desse fenômeno que vem aumentando nos últimos tempos e pensar em  combater essa prática.

  1. A Obesidade no Brasil e seus desafios

Segundo a Pesquisa Nacional de Saúde divulgada pelo IBGE e o Ministério da Saúde, pouco mais de 40 milhões adultos no Brasil está obesa. A pesquisa mostrou que a proporção de pessoas obesas no país aumentou nos últimos 17 anos. Em 2003 o percentual era de 12,2%. em 2019, esse número  dobrou. Os dados refletem não apenas um problema de saúde, mas também como o brasileiro se comporta em relação à sua própria alimentação. A situação se torna ainda mais delicada quando pensamos que muitas pessoas estão em casa em isolamento social e não conseguem se exercitar adequadamente. Dessa forma, o sedentarismo e suas consequências crescem, ao passo que doenças ligadas a ela também.

Mostrar Mais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo