É fato, sem exceção, que quase todas as mulheres já passaram, passa ou passará por alguma situação de humilhação, violência, intimidação ou assédio.
E isso ocorre não por conta de sua roupa, comportamento, condição social, personalidade ou se estava sóbria ou não – e somente pelo simples fato de ser mulher.
Para homens como o advogado Cláudio Gastão Rosa Filho,
- o Promotor Thiago Carriço de Oliveira e o Juiz Rudson Marcos,
- ainda mais deve ser difícil se colocar no lugar de uma mulher que passa pela situação como a da promoter Mariana Ferrer.
Infelizmente muito mais homens pensam da mesma maneira que estes senhores que protagonizaram cenas estarrecedoras durante o julgamento de acusação de estupro contra o empresário André de Camargo Aranha.
As imagens da audiência online deixaram juristas,
- autoridades e principalmente as mulheres de todo país chocadas e indignadas,
- por ver a vítima sendo tratada como culpada
- e recebendo hostilidade daqueles que deveriam representar a justiça.
Enfim, A bela imagem do símbolo da justiça com a venda nos olhos aqui no Brasil parece ser meramente ilustrativa. É importante salientar que para acontecer uma situação de abuso, preconceito ou assédio existe sempre a relação de poder que define o opressor e o oprimido. Mariana Ferrer passou por essa situação vexatória porque teve a coragem de denunciar e acreditou que a justiça estaria ao seu lado. Nos resta lamentar tal situação horripilante.”
E-mail: turibioliberatto@hotmail.com
Facebook: turibioliberatto@hotmail.com