O ranking BrandZ Brasil das 25 Marcas Mais Valiosas de 2020 apontou o Varejo como o segmento que, mais cresceu esse ano, com alta de 72%. Entre as sete marcas que aparecem no ranking, a Magazine Luiza desponta na liderança, com US$ 5.111 bilhões em valor (+124%), sendo considerada hoje o maior case de transformação digital e ominichannel no país.
Com a chegada da Covid-19, a Magazine Luiza investiu ainda mais em tecnologia dentro de casa, nas redes sociais e em logística, melhorando a experiência do cliente e atraindo mais vendedores para o seu marketplace. Além disso, possibilitou que pequenas e médias empresas pudessem ter acesso ao canal de distribuição da Magalu, o que a fez se reinventar e se tornar uma grande concorrente da Amazon.
Confira o ranking de VAREJO:
Ranking |
Marca |
Valor de Marca 2020 (bi $) |
Valor de Marca 2019 (bi $) |
Variação do valor de marca |
1 |
Magazine Luiza |
5.111 |
2.287 |
124% |
2 |
Renner |
2.273 |
1.903 |
19% |
3 |
Pão de Açúcar |
1.299 |
452 |
187% |
4 |
Lojas Americanas |
1.282 |
1.257 |
2% |
5 |
Extra |
751 |
236 |
219% |
6 |
Assaí |
559 |
191 |
192% |
7 |
Casas Bahia |
365 |
452 |
-19% |
Fonte: BrandZ™ Top 25 Most Valuable Brazilian Brands
Toda via, segundo Silvia Quintanilha, vice-presidente de atendimento da Kantar Brasil, o crescimento do setor varejista é uma tendência no Brasil e no mundo. “Marcas que saíram na frente com a experiência digital, inovação e relacionamento mais próximo com o consumidor conseguiram ter uma performance melhor, criando conexão com seu público, e as marcas de Varejo têm cumprido bem esse papel”, afirma.
Do mesmo modo, outras marcas que aparecem no ranking estão Renner, na segunda posição, com crescimento de 19%, somando US$ 2.273 bilhões em valor. Pão de Açúcar (+187%) e Extra, a que mais cresceu no segmento (+219%), se consolidaram nos formatos Hiper e Vizinhança (Minuto), além do Multivarejo, que registrou avanço na receita.
Assim como, as Lojas Americanas tiveram um aumento de 2%, somando US$ 1.282 bilhões. Já o Assaí, que passou por um robusto plano de expansão das operações, abrindo mais 20 lojas, cresceu 192%, atingindo os US$ 559 bilhões.
Metodologia do ranking BrandZ Brasil:
Imediatamente, o BrandZ, ranking da Marcas Mais Valiosas do Brasil, leva em consideração o valor financeiro (dados da bolsa e da Bloomberg) e o valor de contribuição da marca, que é a proporção do valor financeiro de uma marca gerado por sua capacidade de aumentar o volume de compra e carregar um premium price (metodologia Kantar).
Sobre a Kantar
A Kantar é líder global em dados, insights e consultoria. Somos a empresa que mais entende como as pessoas pensam, sentem, compram, compartilham, escolhem e veem. Ao combinar nossa experiência sobre o conhecimento humano com tecnologias avançadas, as 30.000 pessoas que trabalham na Kantar contribuem para o sucesso e crescimento das principais organizações do mundo.
Sobre WPP
A WPP é o maior grupo de serviços de comunicação do mundo, com faturamento de US$ 73 bilhões e receita de US$ 19 bilhões. Ou seja, através de suas empresas operacionais, o Grupo oferece uma ampla gama de serviços de publicidade e marketing, incluindo gestão de investimentos em publicidade e mídia; gestão de investimentos em dados; relações públicas e assuntos públicos; branding e identidade; comunicação de serviços de saúde; marketing direto, digital e de promoção e relacionamento, assim como comunicação especializada. Ainda assim, a empresa emprega mais de 200.000 pessoas (incluindo associados e investimentos) em mais de 3.000 escritórios em 113 países. Para mais informações, visite www.wpp.com.
A WPP foi nomeada Holding do Ano no Festival Internacional de Criatividade do Lions de Cannes de 2016 pelo sexto ano consecutivo. A WPP também foi nomeada, pelo quinto ano consecutivo, a Holding mais Eficaz do Mundo no Effie Effectiveness Index de 2016, que reconhece a eficácia da comunicação de marketing. Em 2016, a WPP foi reconhecida pela Warc 100 como a World’s Top Holding Company (pelo segundo ano consecutivo).