HomeSão Bernardo do CampoSenac

Senac promove lives para impulsionar formação de jovens que buscam transformação de vida

Encontros virtuais abordam os benefícios do Ensino Médio Técnico para estudantes que estão de olho em um futuro promissor no mundo do trabalho

As unidades do Senac em São Bernardo do Campo e Jabaquara apresentarão nesta quinta-feira, 3 de setembro, a partir das 19 horas, mais uma edição do evento on-line Senac ao Vivo: Inspirações para juventude.

 

Transmitido por meio da plataforma Microsoft Teams, de acordo com, a iniciativa faz parte de uma série de transmissões realizadas pela internet que promovem debates sobre educação profissional e suas áreas do conhecimento com objetivo de conscientizar sobre a importância do protagonismo do aluno no processo de aprendizagem.

Neste encontro, docentes explicam como funciona o Ensino Médio Técnico oferecido pela instituição e além disso sua influência no desenvolvimento de jovens, além de discutir o papel da escola na descoberta de talentos, destacando projetos e cases de sucesso inspiradores.

Jurandir Santos

Entre os muitos desejos dos adolescentes, está a descoberta do seu lugar no mundo e como ele pode gerenciar e mudar a própria vida para chegar neste espaço. A educação é a ferramenta mais eficaz para a transformação de vida e, especialmente no ensino profissional, as aulas devem garantir autonomia aos estudantes e buscar capacitá-los para o uso de suas habilidades pessoais em favor da carreira, além de desenvolvê-los em outros aspectos, como a cidadania e o autoconhecimento, para que confiem no seu potencial de construir um futuro promissor”, comenta Jurandir Santos, gerente do Senac São Bernardo do Campo, que é Doutor em Psicologia da Saúde e autor do livro Criança e adolescente em foco: dialogando com profissionais e cuidadores (Editora Senac/SP).

A visão que trazemos para este evento e curso é a integração de todos os saberes para que a aprendizagem faça sentido para o jovem e ele se interesse no estudo. Temos como diferenciais, além da nossa trajetória na área de educação, a formação profissional de Técnico em Administração e, durante o percurso no curso, o jovem poderá refletir sobre seu projeto de vida, traçando objetivos e revisitando suas intenções”, afirma Camila Fernanda Barboza e Morais Rodrigues, gerente do Senac Jabaquara.

Bate-papo: Qual o papel da escola na inspiração e descoberta de talentos?

Para esta conversa, o Senac reuniu um time de especialistas e ainda mais chamou famílias para mostrarem como a comunidade escolar pode agir de modo a inspirar e auxiliar a juventude a descobrir suas vocações, valorizar suas competências e investir naquilo que acredita.

Abaixo, segue perfil detalhado dos participantes do encontro virtual.

  • Jorge Henrique Nicareta Rosa – graduado em Ciências Biológicas, especializado em Ecologia Animal e em Gestão Integrada, e docente dos cursos da área de meio ambiente e Programa Aprendizagem do Senac Jabaquara, na capital de São Paulo.
  • Maria Paula Puglisi Yoshihara – formada em Direito, pós-graduada em Direito Educacional e Docência para a Educação Profissional e integrante da equipe do Desenho Educacional do Senac São Paulo. A especialista acrescenta ao papo sua experiência como mediadora social na ONG Novolhar, um projeto da União Europeia e Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social.
  • José David de Sousa – formado em Pedagogia, com especialização em Gestão Escolar. Há 20 anos atua como Diretor Escolar e hoje está à frente de uma Escola Municipal de Educação Básica em São Bernardo do Campo. Apresenta nesse encontro sua trajetória premiada diversas vezes pelos projetos desenvolvidos em parceria de alunos e escolas.
  •  Eliabe Gomes de Souza – formado em Letras e Pedagogia e Mestre em Educação. É docente da área de desenvolvimento social no Senac São Bernardo do Campo e compartilha na live sua experiência como educador e pai de aluno de curso técnico no Senac São Paulo.

As inscrições para participar do evento são gratuitas e além disso  já estão abertas no Portal Senac. Após finalizar o cadastro, o participante receberá por e-mail um link para acessar a transmissão e com instruções para o acesso.

 

A plataforma Microsoft Teams possui navegação intuitiva que pode ser realizada pelo computador, celular ou tablet. Aos participantes do encontro virtual, ainda mais será oferecido 20% de desconto para interessados nos cursos do Ensino Médio Técnico do Senac.

Sobre o Ensino Médio Técnico no Senac

Enfim, no Senac, as aulas são dinâmicas e interativas e buscam pela integração entre a educação básica e a profissional por meio da vivência do Jeito Senac de Educar.

Uma metodologia que aproxima o estudante da realidade do mercado de trabalho,

De forma a desenvolver as habilidades pessoais, além de contemplar a formação cidadã, a aprendizagem com autonomia e o desenvolvimento de competências.Afinal, Tudo isso com o diferencial de explorar a infraestrutura de laboratórios e espaços oferecidos nas unidades, que são referência de ensino prático e profissional.

O Ensino Médio Técnico é voltado para quem já completou o ensino fundamental e traz entre os benefícios a oportunidade de preparação para o ENEM e para o vestibular,contudo, cumprindo a Base Nacional Comum Curricular do Ensino Médio, além de terminar o curso já com uma profissão.

Contudo,no Senac, além do diploma final do curso, os alunos recebem, ao terminar cada ano letivo, um certificado de qualificação profissional, que potencializa o currículo e facilita a entrada no mercado de trabalho. Sendo assim, quem faz Administração recebe certificados de Assistente de recursos humanosAssistente de logística financeiro e Assistente de marketing e vendas.

 

Já quem opta por Informática,ainda mais vai receber uma certificação como Assistente de suporte e manutenção de computadoresAssistente de operação de redes e Assistente de desenvolvimento de aplicativos computacionais. E aquele que decide fazer Multimídia, será também certificado como Desenvolvedor de produtos para webDesenvolvedor de animações e Desenvolvedor de webgames.

Descontos Senac

 

Egressos de escolas públicas (estudantes concluintes do 9º ano do ensino fundamental), ainda mais alunos, ex-alunos e dependentes de contribuintes do Senac têm desconto de 20% no curso. Para obter informações sobre o Programa de Descontos e Bolsa de Estudo, os interessados devem acessar www.sp.senac.br/ensinomedio.

Programa Senac de Gratuidade

 

A missão do Senac São Paulo contudo é proporcionar o desenvolvimento de pessoas,

Por meio de ações educacionais que estimulem o exercício da cidadania e a atuação profissional transformadora e empreendedora, de forma a contribuir para o bem-estar da sociedade. Dessa forma, o Programa Senac de Gratuidade é uma das principais iniciativas da instituição para atender à população menos favorecida.

Para se candidatar a uma vaga gratuita também para o Ensino Médio Técnico,

O interessado deve ter renda familiar per capita de até dois salários mínimos federais. Alunos matriculados no Senac podem solicitar uma bolsa de estudos desde que o pedido não seja para um curso igual ou no mesmo período da turma em andamento.

Serviço

Senac ao Vivo: Inspirações para juventude – Bate-papo: ainda mais qual o papel da escola na inspiração e descoberta de talentos?

Data: 3 de setembro, quinta-feira

Horário: às 19 horas

Local: transmissão on-line via Microsoft Teams

Informações e inscrições: Portal Senac

Participação e inscrições gratuitas

Senac Jabaquara

Endereço: Avenida do Café, 298 – Jabaquara – São Paulo – SP

http://sp.senac.br/senac-jabaquara

Senac São Bernardo do Campo

Endereço: Av. Senador Vergueiro, 400 – Centro – São Bernardo do Campo – SP

https://www.sp.senac.br/senac-sao-bernardo

 

Mostrar Mais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo