GeralHome

Como reduzir o impacto na saúde emocional dos alunos durante a pandemia e o ensino remoto?

Orientadora Educacional do Colégio Anglo 21 conta como o acolhimento, mesmo a distância, tem cooperado para aproximação da comunidade escolar

 

De acordo com, A pandemia da Covid-19 trouxe à tona necessidades fundamentais em diversos âmbitos da sociedade. Um deles foi a educação, em que instituições de ensino, sejam públicas, sejam privadas, tiveram que se reinventar para atender as demandas do ensino a distância. Durante os 5 meses seguintes à suspensão das aulas presenciais, um pronto primordial para a funcionalidade do ensino remoto foi o apoio emocional aos alunos, familiares e educadores. Com uma perspectiva de volta às aulas presenciais, mesmo ante as incertezas do atual cenário, o acolhimento ainda é tão importante quanto as novas estratégias de retorno.

 

Bianca Ventura

 

Segundo Bianca Ventura, orientadora educação do Colégio Anglo 21, localizado na zona sul de São Paulo, os canais de escuta e articulação entre a comunidade escolar têm estreitado o relacionamento entre pais e professores, gerando resultados positivos nos estudantes. “Nós fazemos enquetes periódicas com pais e alunos, nas quais conferimos o tempo de dedicação às atividades online, percepção de aprendizagem e sensações, e a partir deste ponto, alinhamos novos combinados em outros fóruns, como reunião de pais e assembleias de classe no formato online. Essas revelações foram fundamentais para que pudéssemos ajustar questões práticas para melhoria das aulas, das avaliações e do acolhimento de modo geral”, afirma.

 

Enfim, Uma das estratégias utilizadas pelo Colégio foi montar uma roda de conversa online com a comunidade escolar para debater sobre os diversos temas relacionados ao contexto atual, com foco no fortalecimento do senso de comunidade e pertencimento, o Diálogos 21. “Nossa próxima rodada se chama ‘Como Reduzir o Estresse durante a Pandemia’ e contaremos com a participação de três mães que vão trazer contribuições das suas áreas profissionais para tranquilizar o dia a dia de alunos, pais e professores. A intenção desses encontros é unir a comunidade escolar, pois sentimos muita falta do ambiente presencial”.

Mostrar Mais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo