Morando entrega ao Estado plano para reabrir atividade econômica

Neste sábado, chefe do Executivo esteve em reunião no Palácio dos Bandeirantes para apresentar estrutura municipal no combate à pandemia que permite evolução na flexibilização da quarentena e abertura de comércios

O prefeito de São Bernardo, Orlando Morando, entregou neste sábado (30/05) ao Governo do Estado um amplo documento, cujo teor apresenta detalhadamente as ações que o município vem realizando no combate à pandemia do novo coronavírus (Covid-19).

Região

A ação ocorreu após o prefeito conquistar o direito de uma revisão por parte da equipe do Estado, que, a princípio,  qualificou a cidade e toda a região metropolitana no nível “vermelho”, sem condições de afrouxamentos à quarentena.

Prefeitos do Grande ABC foram recepcionados no Palácio dos Bandeirantes, pelos secretários estaduais José Henrique Germann (Saúde) e Marco Vinholi (Desenvolvimento Regional)

Após o encontro, ficou estabelecido que avaliação deva ser concluída e anunciada pelo Estado até quarta-feira (03/06).

 

Pandemia

Entretanto, no documento, entregue por Morando, consta a capacidade viabilizada pelo município, desde o início da pandemia, como a quantidade de leitos (517 no total, sendo 151 de UTI e 366 de enfermaria), destacados em 5 hospitais permanentes.

Flexibilização

Mas, neste quesito, o município supera a cidade de São Paulo – já aprovada para flexibilização –, uma vez que garante o critério de 18 leitos de UTI para cada 100 mil habitantes, enquanto a Capital viabiliza 10 leitos para cada 100 mil habitantes.

Vidas

Em todos os aspectos garantimos resultados superiores, que colocam São Bernardo em uma condição de poder executar o seu plano. A preservação e o salvamento de vidas continuam como nossas prioridades. Mas não aceitamos injustiça e viemos mostrar que o que executamos na cidade foi extremamente essencial para termos condições de combater o coronavírus”, destacou Morando.

Trabalho

O Instituto Votorantim, pertencente ao grupo Votorantim, elaborou o Índice de Vulnerabilidade Municipal (IVM), composto por indicativos que medem a vulnerabilidade de cada município brasileiro em relação aos impactos provocados pela pandemia de Covid-19, divulgou estudo e São Bernardo foi a segunda no País menos vulnerável ao vírus.

Sair da versão mobile